EDUCAÇÃO

2ª fase da Unicamp segue com provas de história, matemática e geografia.

Número de aprovados nesta 2ª fase representa 20,4% do total de inscritos.

Em 18/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Segue até esta terça-feira (19) a segunda fase do vestibular da Unicamp . Disputam esta etapa do vestibular 2016 15.848 aprovados na primeira fase. Eles tenta uma das 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da universidade. As provas desta segunda são ligadas a história, matemática e geografia.

Ao todo, o vestibular da Unicamp contou com 71.387 candidatos, inscritos na primeira etapa do exame. Na segunda fase, cada uma das provas é composta de seis questões dissertativas, com exceção da redação, segundo a Comissão Permanete para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

No domingo, os candidatos fizeram a redação, que é composta de duas propostas de textos e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Nesta segunda, será a vez de história, matemática e geografia. E por fim, na terça-feira, serão os exames de química, física e biologia.

Antes da prova deste domingo, o nervosismo tomou conta de alguns dos vestibulando. "Tá horrível [a ansiedade]. Vomitei.", contou ao G1 Felipe Sebastian Perez, 18 anos, morador de Curitiba e candidato a uma vaga no curso de Linguística.

O que levar
Segundo a Comvest, para fazer a prova, todo candidato deve levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido também o uso de régua transparente e compasso.

Os candidatos podem levar também água, refrigerante, suco, doces, balas e será permitido uso de bermudas e vestimentas leves.

Além disso, no primeiro dia da segunda fase, o candidato deverá levar uma foto 3x4 tirada em 2015, com nome e número de inscrição anotados no verso.

Atenção
A Comvest proíbe a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos nas provas.

No entanto, o candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas ele deverá ficar no chão, ao lado da carteira.

Além disso, ao entrar na sala, o candidato receberá uma embalagem para desligar e guardar o celular. O equipamento só poderá ser religado após o vestibulando deixar o prédio.

Horários  e locais
Nos dias de prova, o candidato deve comparecer ao local do exame, preferencialmente, com uma hora de antecedência.

O ingresso será permitido até as 13h. O tempo máximo de prova é de 4h e o mínimo de permanência é de 2h30 a cada dia.

A Comvest pede para que os candidatos fiquem atentos aos locais das provas, já que eles não serão, necessariamente, os mesmos da primeira fase.

Além dos locais, também há mudança de cidade em alguns casos. Os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré, farão a segunda em Campinas; aqueles que fizeram em São Bernardo do Campo, mudam para Santo André.

Há mudança também para aqueles que fizeram a primeira fase em São João da Boa Vista, pois estes farão a segunda em Mogi Guaçu; os candidatos que prestaram em Guaratinguetá, farão a segunda em São José dos Campos e por fim, aqueles que fizeram a primeira em Osasco, farão a última etapa em São Paulo.

A Unicamp vai aplicar a prova da segunda fase do Vestibular 2016 nas seguintes cidades: Araçatuba, Avaré, Bauru, Brasília, Campinas, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Próximas etapas
As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas em Campinas entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2016.

A primeira chamada será divulgada dia 12 de fevereiro e os convocados nesta etapa deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) nos dias 13 ou 14 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest.

Fonte:G1