EDUCAÇÃO

2º fase de olimpíadas de matemática tem mais de 17 mil participantes

Mais de 17 mil estudantes capixabas vão participar da segunda fase.

Em 14/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Mais de 17 mil estudantes capixabas de escolas estaduais, municipais, federais e particulares vão participar da segunda fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova será aplicada neste sábado (15), às 14h30, para mais de 900 mil estudantes em todo o Brasil.

Na primeira fase, participaram 314.662 estudantes de todo o Estado, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 971 escolas (estaduais, municipais, federais e privadas). Para a segunda fase, foram classificados 9.159 estudantes da rede estadual, 6.910 estudantes das redes municipais, 412 da rede federal e 887 da rede privada, totalizando 17.368 estudantes capixabas que seguem na competição. A relação dos classificados está disponível no site www.obmep.org.br, onde podem ser conferidos também os locais da prova.

É importante destacar, que os alunos selecionados para a segunda fase deverão comparecer ao local e horário de prova munidos de um documento de identificação original com foto.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

A prova da segunda fase da OBMEP 2018 terá duração de três horas, será discursiva, de caráter classificatório, composta de seis questões valendo até 20 pontos cada, totalizando, então, 120 pontos.

Na OBMEP 2018, a primeira prova foi realizada na própria escola do estudante, onde o desafio foi resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, foram selecionados cerca de 5% dos alunos, por escola, com melhor pontuação. A relação dos medalhistas será divulgada em 21 de novembro.

Neste ano, serão 6.500 alunos premiados, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Além disso, os medalhistas que estiverem matriculados em escolas públicas em 2016 terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). E os medalhistas que estiverem regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas instituições de ensino superior.

Preparação para prova

Os estudantes da rede pública estão tendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em Matemática e se preparar para segunda fase da OBMEP 2018, por meio do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu 2.525 vagas para estudantes das redes estadual e municipais, de 44 municípios, participarem do programa.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

As aulas do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) começam neste mês, aos sábados, e terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora on-line, para além da sua carga horária escolar.

Além disso, os estudantes também podem exercitar as questões em algumas plataformas digitais que oferecem todo o suporte para o estudo. No site http://matematica.obmep.org.br, por exemplo, é possível assistir videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, entre outros.

O programa Matemática na Rede: preparando campeões é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O objetivo do programa é identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de aulas de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.

OBMEP para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anunciou, nesta terça-feira (11), a ampliação da OBMEP e abriu inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, voltada para estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais.

As inscrições para participação dos estudantes na OBMEP “Nível A” 2018 deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente, pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e pelos representantes das escolas federais.

Para inscrever uma escola a Secretaria ou representante de escola federal deverá acessar o link, que será enviado por e-mail, para preencher a ficha de inscrição, no período de 11 de setembro a 10 de outubro.

A aplicação das provas será realizada nas próprias escolas em todo o Brasil no dia 30 de outubro. As provas serão realizadas em fase única, compostas de 20 questões objetivas com cinco alternativas, sendo apenas uma correta.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O objetivo é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e é feito o reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.