CIDADE

300 alunos participam de projetos de robótica em Vila Velha

Atualmente, dez escolas municipais desenvolvem o projeto de robótica na cidade.

Em 29/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

“É um privilégio para os alunos da rede municipal receber este estímulo e ter a oportunidade de aprender robótica. Isso abre muitos caminhos”, comentou a ex-aluna da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Dep. Mikeil Chequer, em Boa Vista 2, Stéfany de Souza Azevedo, de 18 anos, durante o evento de entrega dos novos kits de robótica, realizado na manhã desta sexta-feira (29), no auditório da sede municipal.

A aluna irá representar o município, no mês de agosto, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com o projeto de um robô que tem como objetivo conseguir chegar na área de risco e resgatar um vítima em segurança.

“Esse é um mundo novo. É o mundo que nós vamos viver daqui para frente”, comentou o prefeito Max Filho, durante o evento. “É um mundo digital e as crianças ao lidar com a robótica se preparam para esse mundo. Isso vai possibilitar gerar uma cultura empreendedora para que o Brasil do futuro seja muito melhor que o Brasil do presente”, completou.

Atualmente, dez escolas municipais desenvolvem o projeto de robótica, que atende ao todo 300 alunos. “É um diferencial, é a evolução, é o futuro e Vila Velha está preparada para o futuro, principalmente na área de educação”, comentou o vice prefeito Jorge Carreta.  

O objetivo é ampliar a capacidade para atender outras 30 escolas ainda nesta gestão. “Temos que conectar a educação com o século 21”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling. “Hoje temos a geração que foi educada digitalmente. Todo aluno tem um celular e realiza seus trabalhos utilizando o computador. O ensino tem que se transformar e acompanhar esta evolução”. 

Materiais

Os kits são compostos por kit Arduino, kit lego mindstoms, chassi carinho e livros de robótica. Com eles, os alunos terão a oportunidade de prototipar novos projetos de automação e computação.

“Os alunos têm a oportunidade de experimentar, criar, produzir, ultrapassar limites além de quatro paredes da escola, participando de competições e campeonatos de robótica”, comentou Jadson do Prado, coordenador do projeto de robótica da Semed.

No mês de agosto os alunos, da rede municipal irão representar Vila Velha na OBR. Outro evento da área será realizada no mês de novembro na Paraíba, onde os alunos irão representar o município na Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Foto: Semcom/PMVV