CULTURA

4º dia da Flip 2017 tem astros, rapper e parceiro de Björk

Destaques são Luaty Beirão, cantor e ativista contra o regime de Angola, e Sjón.

Em 29/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Chegou a hora dos "astros" da edição. Neste sábado (29), o jamaicano Marlon James e o americano Paul Beatty, ganhadores de um dos principais prêmios da literatura internacional, vão debater na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Com o título (pouco discreto) "O grande romance americano", a mesa que encerra o dia junta os mais recentes vencedores do Man Booker Prize.

James é autor de “Breve história de sete assassinados” (Intríseca), inspirado num caso real – um complô para assassinar Bob Marley antes de um show pela paz em 1976 em Kingston, na capital da Jamaica. O livro tem 686 páginas e mais 75 personagens, que se alternam no papel de narrador. O texto tem gírias jamaicanas e do Harlem, em Nova York. Tráfico de drogas e viciados em cocaína estão no texto.

Já o Paul Beatty escreveu “O vendido” (Todavia). O protagonista é um homem negro que promove segragação de brancos em uma cidade californiada. Ele também tem um idoso como uma espécie de escravo.

O sábado tem ainda a participação do rapper e ativista angolano Luaty Beirão, que foi preso por ser contra o regime de seu país e escreveu um livro durante o período da detenção, e o islandês Sjón, que já fez parcerias com a cantora Björk.

Veja a programação restante da Flip 2017:

Sábado (29)

  • 12h: Mesa 12 – "Foras de série". Com Ana Miranda e João José Reis.
  • 15h: Mesa 13 – "Kanguei no maiki – Peguei no microfone". Com Luaty Beirão e Maria Valéria Rezende.
  • 17h15: Mesa 14 – "Mar de histórias". Com Alberto Mussa e Sjón.
  • 19h15: Mesa 15 – "Trótski e os trópicos". Com Leila Guerriero e Patrick Deville.
  • 21h30: Mesa 16 – "O grande romance americano". Com Marlon James e Paul Beatty.

Domingo (30)

  • 12h: Mesa 17 – "Amadas". Com Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo.
  • 15h: Mesa 18 – "Livro de cabeceira". Autores convidados leem trechos de suas obras favoritas. Com Alberto Mussa, Ana Miranda, Djaimilia Pereira de Almeida, Patrick Deville, Paul Beatty, Scholastique Mukasonga e William Finnegan.

Flip 2017

Quando: de 26 a 30 de julho

Onde: Paraty (RJ)

Ingressos: R$ 55 para cada mesa (com meia-entrada);

Onde comprar: durante a Flip, entre 26 e 30 de julho, a venda aocntece só em Paraty, na bilheteria oficial localizada em local próximo à Praça da Matriz, no Centro Histórico; nos dias 26 a 29 de julho, das 10h às21h30, e em 30 de julho, das 10h às 15h30.

Vendas exclusivas para moradores de Paraty: 28 e 29 de junho, das 10h às 18h, na Agência Paraty Tours: Avenida Roberto Silveira, 479. Pagamento somente em dinheiro e mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identidade. Sem taxas de conveniência.

(Foto: Jeffrey Skemp/Divulgação)