TEMAS GERAIS

600 ambulantes participam de palestras em Vila Velha

As reuniões aconteceram de segunda-feira (28 de agosto) até sexta-feira (1º).

Em 04/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), promoveu uma série de palestras com ambulantes da cidade para apresentar a proposta de decreto que estabelecerá as normas e critérios para autorização da atividade em vias públicas. As reuniões aconteceram de segunda-feira (28 de agosto) até sexta-feira (1º), sempre a partir das 9 horas, no auditório da sede da Prefeitura e atraíram mais de 600 ambulantes.
 
As palestras foram segmentadas entre comerciantes de feiras livres, feiras comunitárias, da orla, quiosqueiros e os que atuam em vias públicas. De acordo com o coordenador municipal de Posturas, Edmar Barbosa Junior, os encontros foram muito produtivos. “Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas dos ambulantes e esclarecer todos os pontos relacionados a nova legislação que será lançada”, comentou.
 
A proposta de decreto esteve em consulta pública no Portal da Prefeitura durante 30 dias. Está prevista a visualização de todas as barracas, que deverão ser identificadas conforme o produto comercializado, também a determinação de horários, sublocação de espaços, autorização de funcionamento, instalações na orla, geração de resíduos, propaganda, obstrução de vias e faixas de pedestres, além de regras de higiene para os ambulantes. Os profissionais terão o prazo de um ano para adequação ao decreto.
 
Neuza Maria Ribeiro, que trabalha há mais de 20 anos em um quiosque em Itaparica, gostou muito da reunião. “Acho muito importante a Prefeitura estar próxima dos comerciantes. Queremos trabalhar de forma organizada para atender bem as pessoas e os turistas que nos visitam”, disse.
 
A Prefeitura vai criar um Comitê Gestor do Comércio Ambulante, de caráter consultivo, com a finalidade de discutir temas pertinentes ao segmento. O comitê será composto por representantes da administração municipal, dos ambulantes, das regiões administrativas e Conselho Comunitário de Vila Velha. 
 
Uma nova reunião será realizada especificamente com os feirantes para atender aqueles que não puderam participar da palestra. O evento será no dia 11 de setembro, a partir das 9 horas, no Teatro Municipal de Vila Velha.