CIDADE

89,92% dos pacientes avaliam saúde de Vitória como ótima e excelente

Mais de 9 mil pessoas deram notas 9 ou 10 para atendimentos na rede municipal de saúde

Em 09/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Mais de 9 mil pessoas deram notas 9 ou 10 para os atendimentos na rede municipal de saúde na avaliação por torpedos em fevereiro. No total, 89,92% dos munícipes classificaram os serviços como "bom/muito bom e ótimo/excelente”.

A nota média de toda a rede, incluindo unidades de saúde, Centros Municipais de Especialidades e Pronto- Atendimentos, foi de 8,91.

A US que recebeu a maior nota no último mês foi a de Ilha de Santa Maria, com 9,64. Outras 19 unidades receberam notas acima de 9: Santa Luiza, Jesus de Nazareth, Maruípe, Itararé, Praia do Suá, Bairro República, Bairro do Quadro, Ilha do Príncipe, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Vitória, Consolação, Jabour, Fonte Grande, São Cristóvão, Bonfim, Andorinhas, Forte São João e Maria Ortiz.

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas acima de 9. Os PA´s da Praia do Suá e São Pedro obtiveram, respectivamente, notas 7,64 e 7,95.

Excelência

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma constante e uma prioridade para a administração e para as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória, por meio da Gerência de Controle e Avaliação, disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Inscrições até sexta para oficinas do Museu Capixaba do Negro

O Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, está com inscrições abertas até esta sexta-feira (13) para 300 vagas em oficinas que ocorrem ao longo deste primeiro semestre de 2020. São oficinas de capoeira, cavaquinho, contação de histórias, consciência corporal, danças populares, percussão e violão.

As inscrições podem ser feitas das 12 às 19 horas, no próprio Mucane, que fica na avenida República, 121, no Centro Histórico. É preciso ter ao menos 15 anos para se inscrever.

As vagas para as oficinas de percussão e de cavaquinho estão esgotadas, porém é possível se inscrever na lista de suplência. O Mucane é um museu da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Confira a lista completa de vagas.  

Vagas

Capoeira
Dias: quarta-feira e sexta-feira
Horário: 19 horas
Vagas: 20 (cada dia)

Cavaquinho
Dias: terça-feira (iniciantes) e quinta-feira (avançados)
Horário: 17h30
Vagas: 40 (cada dia)

Contação de Histórias
Dia: terça-feira
Horário: 18h30
Vagas: 40

Consciência Corporal
Dia: quarta-feira
Horário: 17 horas
Vagas: 20

Danças Populares
Dia: terça-feira
Horário: 17h
Vagas: 30

Percussão
Dias: terça-feira (avançado) e quarta-feira (iniciante)
Horário: 19 horas
Vagas: 20 (cada dia)

Violão
Dia: sexta-feira
Horários: 8h, 9h, 10h, 13h, 14h e 15 horas
Vagas: 90 (15 pessoas por turma) (Com informações da Prefeitura de Vitória)