TEMAS GERAIS

A luta é para acabar com impunidade do País, diz líder do Vem Pra Rua.

A avaliação é de Rogério Chequer, um dos criadores e porta-voz do movimento ?Vem Pra Rua?.

Em 13/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As manifestações populares programada para o próximo domingo, 13, contra a política do atual governo e a impunidade no País devem ser pacificas e democráticas. A avaliação é de Rogério Chequer, um dos criadores e porta-voz do movimento “Vem Pra Rua”, o mais popular dentre eles e que cresceu rapidamente.

“A expectativa é que em São Paulo, na avenida Paulista, toda a sociedade possa se manifestar livremente”, afirma Chequer. Ele falou com o portal da DINHEIRO sobre o evento e seus possíveis desdobramentos.

Há quanto tempo existe o movimento “Vem Pra Rua”e quantos são os seus integrantes hoje?

O movimento nasceu há um ano e meio, temos hoje mais de duas mil pessoas participantes em todo o Brasil.

O que os motiva?

Somos uma organização sem fins lucrativos, de voluntários que vão desde executivos, estudantes, donas de casa, enfim, todo o espectro social. E sobretudo somos suprapartidários, não estamos filiados a partir algum, o que nos dá legitimidade. Nossa luta é para apoiar as investigações e acabar com impunidade no País.

Parece que há um slogan, uma espécie de grito de guerra do "Vem Pra Rua". Qual é?

Nosso slogan é “Lugar de corrupto é na cadeia, quero minha esperança de volta”.  Nossa pauta é de apoio às investigações da Operação Lava Jato, Polícia Federal, ministério Público, ao juiz Sérgio Moro.

A presidente da República disse, na sexta-feira 11, que espera não haver confrontos nas manifestações. Será um movimento pacífico?

As pessoas estão levando famílias, tenho a convicção de que será uma festa cívica marcante e, sobretudo, pacífica. Além disso, no caso da manifestação da avenida Paulista, as Polícias Militar e Civil se estruturaram para oferecer um esquema de segurança complexo e completo. Não acredito em confrontos, não é esse o propósito.

Qual é a expectativa, quantas pessoas estarão na avenida Paulista no domingo?

Nossa expectativa é de que se repita o que vimos em 15 de março de 2015, a maior manifestação até aqui, com um público estimado de 2,2 milhões de pessoas.

Como está a mobilização?

Já temos confirmados seis milhões de pessoas em todo o País. Contabilizamos até agora 52 caravanas de grupos e simpatizantes, que farão atos em suas respectivas cidades ou em municípios vizinhos. Por meio de mídias sociais tivemos a adesão de 427 cidades em todo o Brasil, que mostraram de alguma forma que se manifestarão pacificamente no domingo.

Por: Carlos Dias/Istoé