CIDADE

Ação alerta sobre violência contra as mulheres, em Vitória

A Semcid está realizando, nas feiras livres da capital, o projeto "Maria da Penha vai à Feira".

Em 04/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A ação teve início na última terça-feira (2), na feira livre do Bairro República, e terminará no dia 2 de abril, na feira de São Pedro.

"Ele prometeu, ele vai mudar. Eu amo o Zé. Eu não vou denunciar", dizia uma mulher que andava pela feira livre do bairro Itararé, chamando atenção das pessoas que faziam compras no local.

A senhora com machucados pelo rosto e braços e blusa com sangue era uma personagem, mas, na vida real, há centenas de mulheres violentadas que usam esses argumentos para não contar os maus-tratos que sofrem dentro de casa, por medo e outros tantos fatores. Mas a denúncia pode salvar uma vida.

Para mostrar que elas contam com uma rede de apoio e proteção na capital, a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) está desenvolvendo, nas feiras livres da capital, o projeto "Maria da Penha vai à Feira", como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Na manhã desta quarta-feira (3), foi a vez de Itararé receber a iniciativa, que também contou com a parceria da Guarda Civil Municipal, por meio do projeto Guarda Cidadã. Elas foram abordadas por uma equipe de servidores da Semcid com informações sobre a rede municipal de enfrentamento à violência doméstica.

A ação teve início na última terça-feira (2), na feira livre do Bairro República, e terminará no dia 2 de abril, na feira de São Pedro.

Diálogo

"Usamos o diálogo para mostrar para a mulher que ela conta com uma rede de atendimento. Também damos informações quanto às diversas formas de violência contra as mulheres. Precisamos chamar a atenção para a necessidade de mudança da realidade", apontou a secretária da Semcid, Neuzinha de Oliveira.

Cramsv

Na capital, a Prefeitura de Vitória possui o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), que presta atendimento nos casos de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero.

O serviço, que funciona na Casa do Cidadão, visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos.

Serviço

Cramsv - Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefones: 3382-5464 / 3382-5465 e 99520-1927
Local: Casa do Cidadão, avenida Maruípe, 2544, Itararé.

Calendário da ação "Maria da Penha vai à Feira"

04/03 - Praia do Canto/Região 5
05/03 - Jardim Camburi/Região 8
07/03 - Santa Martha/Região 4
20/03 - Jardim da Penha/Região 9
21/03 - Gurigica/Região 3
27/03 - Maria Ortiz/Região 6
28/03 - Vila Rubim/Região 1
02/04 - São Pedro/Região 7
* A ação será sempre das 7 ao meio-dia.  (Com informações da Secom/PMX)

TÓPICOS:

CIDADE   |   ECONOMIA   |  SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO