SAÚDE

Ação realiza teste rápido de HIV em terminal de ônibus no ES

Em Dia Mundial de Combate à Aids, Cariacica recebe ação educativa.

Em 01/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, nesta segunda-feira (1), uma ação de conscientização vai acontecer no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, Grande Vitória, a partir das 15h. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Machado, vai haver distribuição de panfletos educativos e a coleta de teste rápido para HIV, com resultado entregue ao paciente em 15 minutos. A ação vai seguir até as 17h30. No Espírito Santo, mais de 5 mil pessoas estão diagnosticas com Aids, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

No município de Cariacica, 518 pessoas infectadas pelo vírus HIV são acompanhadas por médicos. Mas, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Machado,  esse número pode ser ainda maior. “A Aids é uma doença cujos  sintomas podem demorar até 10 anos para aparecer. Eles surgem decorrente de o vírus atacar as células de defesa do organismo, propiciando que ele desenvolva vários quadros infecciosos, como pneumonia e diarreia”, falou Marcelo Machado.

Atualmente, 5.114 pessoas diagnosticadas com Aids recebem medicamentos e acompanhamento nos 22 Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) do Espírito Santo. De acordo com a Sesa, o número corresponde a um aumento de 86% de usuários recebendo medicamentos nos últimos cinco anos, devido ao trabalho de maior acesso ao tratamento.

Ainda segundo a Sesa, entre 1985 e 2014 foram notificados 9.803 casos no estado, sendo 6.712 em homens e 3.631 em mulheres, o que corresponde a uma razão de 1,9 novos casos em homens para cada caso em mulher.

Em 2004, existiam 16,2 pessoas com Aids para cada 100 mil habitantes. Já em 2013, essa taxa aumentou para 18,3 pessoas para cada 100 mil habitantes, apresentando uma média de 540 casos por ano no período.

Fonte: G1-Espírito Santo