CIDADE

Aeroporto de Guarapari (ES) é interditado e está sem operar

Nenhum avião pode pousar, nem decolar na pista há três semanas.

Em 14/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O aeroporto de Guarapari foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer ajustes na segurança de pousos e decolagens. Nenhum avião pode pousar, nem decolar na pista há três semanas.

Por conta de buracos na cerca do aeroporto, cavalos e outros animais entravam e colocavam em risco as operações de pouso e decolagem.

A Anac também identificou problemas nas luminárias e na sinalização horizontal da pista. O responsável pelo aeroporto, Carlos Vintela, explicou que a área é muito utilizada no verão.

“Aqui nós temos uma média de 300 pousos por mês, chega no verão temos de 600 a 1 mil. É o aeroporto depois de Vitória. Quando dá problema em Vitória, aqui é o ponto de apoio”, disse.

O empresário Luiz Sérgio é responsável pela escola de aviação que funciona no aeroporto. Ele conta que as aulas estão paradas desde que a interdição aconteceu.

“O nosso curso é prático de aviação. Nós formamos pilotos para aviação regular, somos o maior formador do Espírito Santo e os alunos precisam de uma continuidade, então não só a empresa é prejudicada, como o curso deles”, explicou.

A prefeitura disse que já começou os trabalhos de recuperação para atender às exigências de segurança.

As cercas já foram consertadas, a iluminação trocada e a prefeitura espera parar de chover para renovar a sinalização horizontal. Máquinas e funcionários da prefeitura já estão na pista fazendo a limpeza do aeroporto.

“Após a conclusão aqui, a gente vai levar para Anac e a gente acredita que vai desinterditar antes do verão”, falou Emanuel de Oliveira, secretário de Obras de Guarapari.

(Foto: Rafael Zambe/ TV Gazeta)