TEMAS GERAIS

Aeroporto de Vitória passa a ter controle do tráfego aéreo por radar.

Ten Brig do Ar Carlos Vuyk de Aquino, explica o que acontece com a mudança.

Em 07/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, passou a controlar os voos com o uso de radar por meio do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitario), inaugurado nesta quarta-feira (7).

O diretor do departamento de espaço aéreo, Ten Brig do Ar Carlos Vuyk de Aquino, explica o que acontece com a mudança.

“Nós saímos do patamar do controle convencional para o controle radar. O controle convencional é aquela condição em que o controlador sabe onde a aeronave se encontra em função do que o piloto informa para ele”, explicou.

A Aeronáutica informou que o aeroporto já operava com radares e por instrumentos de pouso de precisão. Nesse sentido, a instalação do sistema proporcionou a modernização do gerenciamento de tráfego aéreo.

O Sagitario vai permitir:

  • Maior precisão da localização das aeronaves
  • Mais segurança nos pousos e decolagens
  • Maior aproveitamento do espaço aéreo
  • Menor distância entre as aeronaves
  • Possibilidade de redução do tempo de voo

O diretor esclarece que as regras anteriores garantiam a segurança nos voos.

“O radar é um dos elementos tecnológicos que produzem um incremento da segurança nas operações do tráfego aéreo. Não que existissem riscos antes. O que há é uma operação segura como antes, no entanto, com uma possibilidade de redução de distância entre as aeronaves. Evidentemente que, quando você está enxergando o que você está controlando, facilita”, disse.

A ampliação do aeroporto e o novo sistema vão fazer com que os passageiros possam contar com a garantir da pontualidade dos voos.

“O controle de fluxo, na medida em que ele é bem feito, a previsibilidade das aeronaves aumenta muito. Ou seja, um voo previsto para às 10h deverá acontecer às 10h”, explicou Aquino.

O sistema

O Sagitario foi desenvolvido com a participação dos controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle das aeronaves.

No Brasil, com a inauguração em Vitória, já são 15 centros de controle de voo operando com o sistema.

Copa

Esse sistema foi usado durante a Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Durante os dois eventos mundiais houve um grande aumento do fluxo de aeronaves no espaço aéreo.

(Foto: Reprodução / TV Gazeta)