CIDADE

Ações de poda e paisagismo em vários bairros de Vitória

As equipes estão nas ruas para atender a novo cronograma de ações.

Em 17/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam/PMV

As equipes de poda e paisagismo da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) estão nas ruas para atender a novo cronograma de ações esta semana.

Poda

Desta segunda (16) a quarta-feira (18), a poda será realizada no Parque da Fonte Grande, Parque Mangue Seco, Jucutuquara, Bento Ferreira, Forte São João, Jardim da Penha, Tabuazeiro, Maruípe, Parque Padre Alfonso Pastore, Mata da Praia, Santa Lúcia, Ilha do Frade, Barro Vermelho, Universitário, Bairro de Lourdes, Boa Vista, Praia do Canto, Jardim Camburi e Pontal de Camburi.

Na quinta (19) e na sexta (20), as equipes de poda estarão nos bairros Jardim Camburi, Praia do Suá, Mata da Praia, Enseada do Suá, Santa Luiza, Maria Ortiz e Jardim Camburi. Já no sábado (21), a poda será na Praia do Canto e, no domingo (22), na Enseada do Suá.

Paisagismo

Já as equipes de paisagismo atuarão nos bairros Centro, Ilha do Príncipe, Mata da Praia, Bairro de Lourdes, Nazareth, Praia do Canto, Enseada do Suá, Jardim Camburi, Barro Vermelho, orla de Camburi e Horto nesta segunda (16).

Nesta terça (17), as ações serão no Centro, Ilha do Príncipe, Mata da Praia, Horto, Praia do Canto, Enseada do Suá, Jardim Camburi, Barro Vermelho e orla de Camburi.

De quarta (18) a sexta-feira (20), as equipes estarão no Centro, Ilha do Príncipe, Mata da Praia, Consolação, Praia do Canto, Enseada do Suá, Jesus de Nazareth, Jardim Camburi, Barro Vermelho, orla de Camburi, Mário Cypreste e Itararé.

No sábado (21), é a vez dos bairros Centro, Forte de São João e Praia do Canto.

LEIA TAMBÉM

Vigilância Sanitária dá orientações nas praias sobre alimentos e bronzeadores

Com a chegada do verão e das férias, muita gente aproveita para passar o dia nas praias. Com o aumento do fluxo de pessoas, consequentemente aumenta o consumo de alimentos e também de bronzeadores e protetores solares.

Para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), a Vigilância Sanitária de Vitória, através do Núcleo de Educação Sanitária (NES), está atuando na orla da capital a fim de levar informações e orientações educativas sobre tais produtos.

A ação teve início no último sábado (14), em Camburi, e se estenderá até o dia 29 de fevereiro de 2020. Os banhistas recebem materiais informativos que chamam a atenção para identificar os alimentos a serem consumidos. Neles também constam informações sobre bebidas, que também podem provocar intoxicação, e canudos biodegradáveis.

No próximo sábado (21), a ação será na Ilha do Boi e na Curva da Jurema, das 8 às 14 horas.

Danos à pele

Também é feito um alerta para para produtos irregulares, sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que podem provocar sérios danos à pele.

"O produto precisa estar certificadamente comprovado para fazer o efeito esperado. Não tendo o registro da Anvisa, não é recomendado ser usado, pois pode conter substâncias proibidas, de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando problemas à saúde. No caso de protetores solares, o risco é de estarem com o fator de proteção solar (FPS) fora do padrão, o que ocasiona queimaduras na pele ou até câncer", explica a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert.

Ambulantes

No inicio do mês, cerca de 50 ambulantes que trabalham nas orlas da Ilha do Boi, Curva da Jurema e Camburi participaram de palestras para preparar o comércio nas praias para o grande fluxo de pessoas que circulam na cidade durante o verão.

As orientações foram dadas pela Vigilância Sanitária (Secretaria Municipal de Saúde), pela Gerência de Educação Ambiental (Secretaria de Meio Ambiente) e pela Coordenação de Fiscalização de Posturas (Secretaria de Desenvolvimento da Cidade).

Foram ressaltados os principais cuidados com manipulação, acomodação e descarte de alimentos, observando também a higiene e a organização do local onde eles são manipulados.

"Nosso principal objetivo é conscientizar esses comerciantes e ambulantes sobre como esses cuidados podem impactar na vida das pessoas e agregar valor e qualidade aos produtos deles", explica Flávia. (Com informações da Prefeitura de Vitória)