ECONOMIA NACIONAL

Agências da Caixa têm filas no último dia para sacar FGTS

Em algumas cidades do país, a procura por agências aumentou nesta segunda-feira (31).

Em 31/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

No último dia para sacar valores das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), algumas agências da Caixa Econômica Federal tiveram longas filas. A maior procura foi verificada em cidades de Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.

À espera do atendimento, o G1 encontrou pessoas que não conseguiram ir antes a uma agência por falta de tempo, gente resolvendo as últimas pendências e até quem decidiu arriscar para ver se tem algum dinheiro para sacar.

Se o beneficiário não retirar o dinheiro até esta segunda-feira (31), o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque do FGTS, como doenças graves ou aposentadoria.

Tem direito a sacar o valor do FGTS inativo quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando o trabalhador deixa o emprego. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

Veja a situação das agências em cada estado:

Alagoas

As filas nas agências da Caixa em Maceió eram grandes nesta manhã. A reportagem do G1 visitou algumas agências em diferentes bairros da cidade e encontrou gente como o agricultor Paulo Silva, 60, que chegou ao banco antes mesmo da agência abrir para tentar sacar o benefício. "Vim tentar a sorte aqui. Não sei se tenho algum dinheiro para receber, então, não me custa nada tentar."

Amapá

As agências em Macapá ficaram lotadas nesta segunda. Até o início da manhã, cerca de 8 mil amapaenses não haviam feito o resgate dos valores. Muitos beneficiários alegaram falta de tempo para ir fazer o saque antes do fim do prazo, como o carregador Josimar Barros, de 29 anos, que chegou por volta das 8h. “Vim cedo porque vi as notícias de que hoje seria o último dia. Infelizmente não tive tempo de vir antes, mas tirei o dia para tentar sacar esse dinheiro, que vai me ajudar a pagar umas contas pendentes.”

Bahia

As agências da Caixa em Salvador têm longas filas nesta segunda. O G1 circulou nas unidades da capital baiana e encontrou muita gente reclamando da espera pelo atendimento.

O segurança Luiz Carlos do Amaral chegou 40 minutos antes da abertura. Ele diz que deixou o saque para o último dia porque precisou resolver pendências. "Já saquei os valores de contas inativas de duas empresas, mas outra não tinha dado baixa na carteira de trabalho. Precisei ir no Ministério do Trabalho para resolver", justifica.

Espírito Santo

Em Vitória, o atendimento é normal e não há grandes filas, mas há pessoas resolvendo as últimas pendências para o saque. É o caso do pedreiro Edvaldo Dionísio, que tentou retirar o dinheiro na última sexta-feira (28) e teve que retornar à agência nesta segunda. “Eu trouxe a carteira de trabalho errada. Tive que voltar hoje com a certa. Ainda bem que eu vim antes e soube a tempo de retornar hoje”, contou.

Sem saber se tinha direito a algum valor, o barbeiro Samuel de Oliveira Pontes disse que trabalhou numa distribuidora no Rio de Janeiro há mais de 60 anos e resolveu ir à agência conferir. "Não sei se tem dinheiro, mas, se tiver, é micharia. Mesmo assim, não vou deixar meu dinheiro para o governo."

Goiás

Nesta segunda, trabalhadores lotam agências bancárias de Goiânia em busca de informações. Muitas pessoas que ainda não sabem se têm algum valor a ser retirado deixaram consulta para última hora. Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 190 mil goianos ainda não tinham retirado os valores.

Algumas pessoas chegaram a ficar 2h30 na fila só para conseguir pegar a senha para fazer a consulta e descobrir se tinham direito ao saque. “Eu vim pegar informações ainda. Trabalhei em duas empresas. Da primeira eu saí em 1975 e não lembro se recebi algo ou não. Aí vi nos jornais que hoje era o último dia e vim arriscar. Às vezes tem algo guardado que dá para pagar umas contas”, disse o aposentado Valdemar castro Lima, de 73 anos.

Paraíba

Na agência Cabo Branco, uma das maiores da Caixa em João Pessoa, a fila era grande antes da abertura, mas às 10h50 ja não havia mais movimento do lado de fora. Vários trabalhadores disseram ao G1 que deixaram o saque para última hora na expectativa de encontrar agências mais vazias e conseguir ser atendido mais rápido.

Um deles foi Ivanildo Brito, de 43 anos, que trabalhou como auxiliar de carga e descarga por quatro anos e tem direito ao saque. "Sempre deixo mais para o fim quando tem que resolver essas coisas porque tem menos pessoas, mas mesmo assim reservei o dia pra essa pendência".

Paraná

Em todo o estado, segundo a Caixa, mais de 2,4 milhões de pessoas têm direito ao benefício. A última atualização, do dia 19 de julho, apontou que 350 mil paranaenses ainda não tinham feito o saque. Na manhã desta segunda, ainda de acordo com a Caixa, havia filas em algumas agências, mas nada além da normalidade.

Piauí

O G1 esteve nas agências da rua Areolino de Abreu e da Praça Rio Branco, em Teresina. Nas duas, havia longas filas. Além da grande procura para buscar informações sobre o saque, funcionários das agências informaram que houve demora devido à implantação de um novo sistema de distribuição de senhas aos clientes, que saiu do ar algumas vezes durante a manhã.

Maria das Graças Nascimento, 64 anos, disse que chegou 8h à agência para consultar se a filha tem direito ao FGTS, mas devido à demora do sistema saiu para resolver outras pendências. Quando voltou, mais de 3 horas depois, a situação era a mesma. Maria e a filha foram embora sem serem atendidas.

Rio de Janeiro

Agências da Caixa no RJ registram aumento da procura nesta segunda. "Algumas unidades estão atendendo de acordo com a demanda, se adequando à necessidade", disse Melissa Giglio, gerente regional da CEF.

No Pechincha, na Zona Oeste do Rio, uma das agências já registrava filas pelo menos meia hora antes da abertura. A instituição deixou a cargo dos gerentes a decisão de oferecer atendimentos pontuais mais cedo, com o objetivo de desafogar o volume de atendimentos.

Roraima

Agências da Caixa em Boa Vista também tiveram filas nesta manhã. O conselheiro tutelar Augusto Valente foi um dos trabalhadores que enfrentou fila na agência da Caixa no Centro da capital. Ele contou que chegou ao local às 6h para sacar o saldo do FGTS.

"Não consegui vir antes porque não tive tempo. Trabalho de manhã e de tarde. Não sei que horas vou trabalhar hoje porque vim para cá com a intenção de sacar o dinheiro. Se não conseguir hoje acaba o prazo", disse.

Na agência no bairro Asa Branca, na zona Oeste de Boa Vista, uma placa na porta de entrada às 9h indicava que o sistema do local estava indisponível.

São Paulo

Filas marcam o último dia de saques do FGTS inativo nas agências de Campinas (SP). Na unidade da Avenida Francisco Glicério, esquina com a Rua Barreto Leme, no Centro, a fila estava no lado de fora da agência antes de o banco abrir e depois.

O servidor público Miguel José da Silva deixou para sacar o dinheiro no último dia por falta de tempo antes. Ele é nascido no mês de dezembro e está no prazo especificado pelo governo federal. “Pela falta de tempo, a gente vai deixando pra última hora, e como eu sou de dezembro também, então eu estou na data certa ainda, mas acabei vindo só no último dia. Se eu não viesse minha mulher me matava”, explica.

Também houve filas em agências de Piracicaba. Por volta das 9h45 desta segunda-feira, dezenas de pessoas aguardavam ao lado de fora da agência da Praça José Bonifácio.

(Foto: Cristina Boeckel / G1)