TEMAS GERAIS

Akbar Hashemi Rafsanjani, ex-presidente do Irã, morre aos 82 anos.

Causa da morte, segundos veículos oficiais, foi um ataque cardíaco.

Em 08/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O ex-presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani morreu aos 82 anos, segundo as agências locais, que citam a família. Rafsanjani havia sido internado inesperadamente em um hospital no norte da capital, Teerã e morreu de problemas cardíacos.

De acordo com veículos de comunicação oficiais, seu funeral está previsto para próxima terça-feira em Teerã.

Rafsanjani foi presidente do páis entre 1989 e 1997. Na atualidade era um dos principais apoiadores do movimento reformista e dirigia o Conselho do Discernimento, ente que faz a mediação entre os poderes do Estado.

Nascido em Rafsanyan (oeste do Irã) em 25 de agosto de 1934 no seio de uma família humilde e religiosa, se transferiu em 1948 à cidade de Qom para cursar estudos científicos e teológicos.

Ele teve importante papel na Revolução Islâmica de 1979, que derrubou a monarquia do xá Reza Pahlevi e instituiu no país uma república fundamentalista. Em 1980 foi eleito presidente do parlamento, cargo que desempenhou até 1989 e que alternou com o de comandante-em-chefe das forças armadas, posto para o qual foi nomeado em junho de 1988.

Nas eleições de julho de 1989 foi eleito presidente com 94,5% dos votos, contra 3,8% de seu único rival, Abbas Sheibani.

Rafsanjani repetiu o feito nas eleições de junho de 1993 e, durante seus dois mandatos, realizou um considerável trabalho de reconstrução do país, especialmente nas zonas rurais e na capital, afetadas por oito anos de guerra com o Iraque, e ampliou as relações e a cooperação com diferentes países, com exceção de Estados Unidos e Israel.

Por G1, com agências internacionais