EDUCAÇÃO

Alunos aprendem sobre segurança na internet com Google Brasil

Os estudantes interagiram com o palestrante, respondendo perguntas com as plaquinhas do "sim e não".

Em 23/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com objetivo de percorrer escolas em todo o país, ensinando sobre cuidados na internet para estudantes entre 08 e 14 anos, o Google Brasil deu início ao projeto "Expedição Google de Segurança na Internet" em escolas estaduais do Espírito Santo, nesta segunda-feira (22). O projeto gravado aqui no Estado será transmitido para todo o Brasil. A iniciativa vai ajudar os jovens a se manterem seguros e protegidos ao acessarem a internet. 
 
Pela manhã, os alunos da Escola Estadual José Vitor Filho, em Cariacica, aprenderam um pouco mais sobre a importância de se proteger on-line. Eles assistiram a uma apresentação feita pelo presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, que realizou uma palestra interativa e divertida, pensada para o público jovem. 
 
A palestra foi dividida em cinco dicas muito importantes: “Pense muito bem no que você vai compartilhar”, “Proteja seus eletrônicos”, “Configure suas contas e páginas”, “Evite Golpes” e “Seja legal”.
 
Os estudantes interagiram com o palestrante, respondendo perguntas com as plaquinhas do sim e não, entregues no início do evento. Puderam, também, tirar dúvidas e contar alguns casos que já aconteceram com eles na internet. 
 
De acordo com Fábio Coelho, a internet é um meio amplo de pesquisas, porém tudo deve ter limite. “Todos nós utilizamos o Google para pesquisas escolares e de trabalho ou, até mesmo, para postar fotos e vídeos. Porém, é importante ter certeza de que esse conteúdo pode ou não ser compartilhado em uma rede pública, pois uma vez lançado na internet é difícil de ser retirado”, explicou.
 
Para a aluna Késsia dos Santos Bernardino, do 9º ano do Ensino Fundamental, o evento foi muito válido, pois mostra os cuidados que as pessoas devem ter ao acessarem a internet e com quem elas conversam no bate-papo. “Conversar com uma pessoa desconhecida é muito perigoso e com essa palestra aprendi que não devo fazer isso. Além disso, aprendi que, às vezes, não nos damos conta de como é importante colocar senha no celular para evitar que alguém tenha acesso à ele e possa postar algo sem que a gente saiba”, afirmou a estudante.
 
Além do presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, também estiveram presentes no evento as representantes do Google Brasil, Helena Martins e Viviane Rosolen. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, o diretor-presidente do Prodest, Renzo Colnago, também prestigiaram o evento.
 
Para o secretário Haroldo Rocha, “o projeto atende plenamente a tendência da educação, que é aliar conhecimento ao uso da internet. O tema aborda as nossas preocupações, em que queremos que o jovem use cada vez mais a internet para aprender e que faça isso com consciência segura”, destacou.
 
Na parte da tarde, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Assisolina Assis Andrade, de Vila Velha, aprenderem lições simples, mas muito importantes como: criar uma senha forte e segura, identificar golpes na internet e muito mais.
 
Para a aluna do 5º ano Luana Borges Bittencourt foi uma ótima oportunidade. “Hoje eu aprendi que nós devemos ter cuidado com o que postamos na internet e soube que devemos fazer senhas mais difíceis. Gostei das brincadeiras e achei muito divertido esse projeto”, contou. 
 
A coordenadora do programa Google Segurança na Internet no Brasil, Helena Martins, contou que “o maior motivo de fazer esse projeto no Brasil é que constatamos que faltavam informações sobre segurança na internet para essa faixa etária. Está sendo uma troca de experiências muito legal, justamente por a gente saber como a internet funciona e poder passar essas dicas para os adolescentes”.
 
Todos os alunos que participaram do evento receberam um kit com um bloquinho de anotações, uma caneta e uma cartilha com dicas de segurança on-line.
 
Fonte:Secom ES