CIDADE

Alunos da Apae Serra participam de atividade com a Guarda Civil

Os agentes conversaram a respeito da conscientização e valorização da diversidade.

Em 29/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedes

Além de atuar no patrulhamento ostensivo e no apoio às fiscalizações municipais, a Guarda Civil Municipal participa também de ações educativas em escolas e organizações sociais de Serra.

Uma dessas ações foi realizada nesta semana na Apae, em Laranjeiras. Os agentes Araújo e Barros, que trabalham na Patrulha Escolar, conversaram com pais e alunos da instituição a respeito da conscientização e valorização da diversidade.

A dupla já havia participado de uma atividade na semana passada e foram convidados dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A palestra foi apresentada de forma lúdica, através de dinâmicas e participação de todos, objetivando a interação dos ouvintes com a Guarda Civil Municipal.

De acordo com a pedagoga da Apae, Vanuza Rocha Beltrane, o convite foi feito a fim de estreitar as relações da Apae com a Guarda. “Muitos alunos residem em áreas de risco social e não tinham uma visão positiva da instituição, pois restringem apenas aquele olhar de repressão aos atos ilícitos”.

Ela conta que os agentes apresentaram a instituição e o papel que ela exerce perante a sociedade, mostrando o lado preventivo da GCM. “Rapidamente, percebemos mudança de comportamento dos nossos alunos, que no início estavam receosos, mas logo depois da interação estavam totalmente à vontade, sorrindo e participando”, explica a pedagoga, acrescentando que os objetivos da atividade foram alcançados.

“A equipe da GCM procurou saber mais detalhes sobre o público-alvo e adaptou as atividades para facilitar a assimilação dos conteúdos. Eles foram extremamente criativos, empáticos, profissionais, trouxeram para nós uma palestra totalmente adaptada, com muita interação”, destaca Vanuza.  

LEIA TAMBÉM

Guarda de Serra prendeu suspeito de roubos de celular em Novo Horizonte

A Guarda Civil Municipal de Serra deteve na manhã de ontem (28) um indivíduo suspeito de cometer diversos roubos de celulares. A ocorrência foi na região de Novo Horizonte.

Guarda da Serra prende suspeito de roubos de celular em Novo Horizonte

Foto: Divulgação Sedes

A detenção aconteceu depois que a equipe da GM 07, composta pelos agentes Boldrini, Rodrigues e Venturin, recebeu a informação de que havia um indivíduo de motocicleta praticando assaltos nas imediações do bairro São Diogo.

Após realizar buscas pelo local, os agentes se depararam com o suspeito, já na altura do bairro Novo Horizonte. Houve uma rápida perseguição, que terminou depois que o suspeito colidiu a moto em outro veículo.

Ele ainda tentou correr, mas foi abordado e detido pela GCM. Com ele, foram encontrados dois celulares roubados nesta manhã. A motocicleta que ele pilotava estava com restrição de furto e roubo.

Durante a operação, foi constatado que o detido é suspeito de ter roubado outros dois celulares há alguns dias. Esses aparelhos foram recuperados pela mesma equipe da GCM após serem rastreados pelas vítimas.

Diante das evidências, o suspeito, identificado como Heider Gonçalves de Almeida, de 31 anos, foi encaminhado à 3ª Delegacia Regional da Serra, onde ficou à disposição das autoridades policiais.  

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL