EDUCAÇÃO

Alunos de escola da serra criam uma blitz para bom andamento

Para evitar tumulto, confusões ou vandalismo e depredações nos equipamentos da escola.

Em 10/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Bianca Nascimento/Secom-PMS

São alunos do 8º e 9º anos que, pelo bom exemplo, comportamento e notas se tornaram monitores e exemplos para os demais alunos. Ao todo, 57 estudantes se prontificaram a participar da monitoria e a fazer rondas pela escola. 

“Os alunos querem participar e gostam da tarefa pelo prazer de colaborar com o ambiente, que é deles. Hoje, temos muito mais interessados em se tornar monitores do que vagas para a função”, informou a diretora da escola, Rosilene Araújo. Um sistema de rodízio, no entanto, garante que todos que queiram participem das atividades.

De acordo com a diretora, a monitoria faz parte do Programa Educação em Valores Humanos, da Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu). Além da ronda dos alunos pelo pátio, quadra, bebedouro, horta e fila da merenda, os alunos também dão sugestões para a melhoria da unidade. “As ações de monitoria acontecem no contraturno escolar”, informou Rosilene. 

Ajuda

O monitor André Lucas Rodriguês, de 16 anos, conta que a monitoria é uma oportunidade de ajudar os demais alunos. “Aprendo muito aqui. E acredito que estar na escola é melhor do que estar em casa sem fazer nada de útil. Além disso, colaboro para a organização da escola”, disse.

Gilberto Nicolau dos Santos, de 14 anos, também conta que os colegas respeitam o seu trabalho de monitoria. “Nós temos o respeito da galera e isso é muito legal! É muito melhor estar aqui, pois aproveito melhor o meu tempo”, frisou.

A aluna Lídia de Almeida, de 13 anos, também se dedica a ajudar seus colegas. “Gosto de ser monitora e ajudar as crianças, pois, também aprendo com elas”.