EDUCAÇÃO

Alunos de escolas ocupadas do ES terão aulas nas férias.

Mais de 28 mil estudantes terão que ir para as aulas em dezembro e janeiro.

Em 11/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estudantes de 27 escolas estaduais ocupadas por manifestantes – mais de 28 mil alunos – terão que repor aulas durante as férias. Parte delas já está com o calendário pronto, que vai até o dia 28 de dezembro. Já os que frequentam unidades ainda com ocupação devem ter aulas no mês de janeiro.

As manifestações já acontecem há 22 dias. Algumas escolas estão sem aulas desde o dia 21 de outubro, quando estudantes contrários à reforma do ensino médio e à PEC do teto, que limita o aumento dos gastos públicos, iniciaram as ocupações no estado.

Na semana passada, uma decisão judicial determinou que a Secretaria de Educação retomasse as aulas nas escolas ocupadas. Quarenta e nove unidades já estão com as atividades normalizadas, porém 19 ainda continuam com aulas suspensas.

Reposições
O novo calendário escolar nas unidades ocupadas foi publicado no Diário Oficial. A portaria 130-R autoriza a reposição dos dias letivos aos sábados nas unidades que tiveram atividades interrompidas por causa das ocupações.

Em 41 escolas, onde a ocupação durou até seis dias, a reposição acontecerá sem muitos prejuízos, com aulas apenas aos sábados até o dia 10 de dezembro. A mudança afetará quase 40 mil alunos.

Já em oito unidades, que ficaram ocupadas de sete a 10 dias letivos, a reposição será feita aos sábados e no período que seria destinado a férias de dezembro. Assim, o calendário vai até o dia 28 de dezembro.

“Em todas as escolas onde já houve o retorno das aulas, a reposição já está definida e não precisaremos repor aulas no ano que vem. Já nas que ainda estão com as salas ocupadas, é difícil prever uma reposição para apenas este ano”, disse o secretário de Educação Haroldo Rocha.

Nas 19 escolas que permanecem ocupadas, a reposição ainda é indefinida, mas pode acontecer neste ano caso as aulas retornem até segunda-feira (14).

“É possível que seja feito um ajuste, sem prejuízo para as férias de janeiro. A gente conta com o bom senso dos estudantes para que as famílias, os professores e eles não tenham os planos comprometidos”, disse Haroldo.

Casos como o da Escola Estadual Almirante Barroso, em Goiabeiras, Vitória, que está há 15 dias ocupada, a reposição acontecerá em janeiro.

Fonte: g1-ES