EDUCAÇÃO

Alunos de Viana vendem produtos feitos por eles na Feira do Empreendedor.

O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos alunos de Viana (ES).

Em 14/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Criatividade, engajamento e empreendedorismo. Jovens na idade mas maduros quanto à necessidade de saber lidar com projetos para o futuro e empreender. São os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dorival Brandão, no bairro Bom Pastor, em Viana, que tiraram de letra durante a Feira do Empreendedor realizada na terça-feira (13). Durante toda a manhã, eles venderam bolo de chocolate, cachorro quente, perfumes e brinquedos ecológicos. Atividades aprendidas durante as aulas que fazem parte do projeto em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos alunos dentro das disciplinas da escola. Cada turma ficou responsável por um tema: ervas aromáticas para o 1º ano, temperos naturais para o 2º, oficina de brinquedos ecológicos para o 3º, locadora de brinquedos para o 4º e sabores e cores para o 5º ano. Todas elas acompanhados de sua professora regente. “Essa é a terceira feira que realizamos na escola e todos os professores participaram da formação pelo Sebrae. Primeiro os profissionais da escola são preparados, depois trabalhamos com os alunos”, explicou a diretora Célia Regina Pádua Kampke.

Todos os produtos

Todos os produtos expostos foram confeccionados pelos próprios estudantes, com o auxílio de seus professores.  Para o dinheiro arrecado eles já têm planos: será usado para a festinha em comemoração ao Dia das Crianças. O aprendizado também envolve outras áreas como a preservação a preservação do meio ambiente e a reutilização de materiais. “A professora mostrou muitas coisas que a gente pode reutilizar. Assim, podemos criar sem poluir a natureza”, disse Rafaela Silva Schunch, do 4º ano, turma responsável pela locadora de brinquedos.

O projeto ‘Jovens Empreendedores’ do Sebrae está integrado às disciplinas das escolas. As medidas dos alimentos, para fazer as receitas como a do bolo e do cachorro quente, por exemplo, bem como o troco das vendas fazem parte das aulas de matemática. Já para a criação dos brinquedos a escola utiliza as aulas de História, e no cultivo dos temperos quem passa os ensinamentos é a professora de Ciências. 

Fonte: Secom/Viana