EDUCAÇÃO

Alunos do Ifes protestam contra PEC 241 em Guarapari.

Estudantes fecharam a ponte que liga Muquiçaba ao Centro.

Em 14/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus de Guarapari fecharam a ponte que liga Muquiçaba ao Centro da cidade, na manhã desta sexta-feira (14), durante uma manifestação. 

Eles protestavam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, a Medida provisória (MP) 746, que reestrutura o Ensino Médio no Brasil, e a exclusão dos Institutos Federais do “Enem 2015 por Escola” - lista divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mostra as melhores escolas no Enem 2015.

O protesto começou às 8h30 e terminou por volta das 10h30, segundo o Ifes.

Em nota, o Ifes disse que respeita o direito dos estudantes de manifestarem suas reivindicações e, por meio da direção-geral do campus, acompanhou o movimento, que foi autorizado pela Polícia Militar.

PEC 241
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas foi aprovada pela Câmara dos Deputados em primeiro turno na madrugada do dia 11 de outubro.

A PEC do teto de gastos, proposta pelo governo federal, tem o objetivo de limitar o crescimento das despesas do governo. A medida fixa para os três poderes - além do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União - um limite anual de despesas.

Desde que foi apresentado pela equipe econômica do governo, ainda no primeiro semestre deste ano, o projeto enfrenta resistências por parte de setores da sociedade. Partidos que fazem oposição ao presidente Michel Temer, por exemplo, argumentam que, se aprovada, a proposta representará o "congelamento" dos investimentos sociais.

Para uns, ela é uma medida muito rígida para durar tanto tempo, e deveria ser flexível para se adaptar às mudanças do país.

MP 746
A medida provisória diz sobre a reforma do ensino médio. As mudanças afetam conteúdo e formato das aulas, e também a elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: g1-ES