CIDADE

Alunos surdos têm atendimento especial em Vila Velha

Ontem (26), foi comemorado O Dia Nacional do Surdo.

Em 27/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O dia de ontem (26), foi marcado pelo Dia Nacional do Surdo e a Rede Municipal de Educação está preparada para receber alunos inseridos neste contexto. Ao todo, são 13 escolas gerenciadas pela Prefeitura de Vila Velha com matrículas para estudantes surdos, que totalizam, 40 alunos.

Vila Velha iniciou a política bilíngue em 2006, durante o segundo mandato de Max Filho como prefeito. A política pública educacional tem como base a Lei Federal nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências.

Com base no Decreto Municipal nº 108/2015, atualmente funcionam duas escolas municipais como referência no atendimento aos alunos surdos: as unidades municipais de Ensino Fundamental (Umefs) Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho (Boa Vista) e Deputado Paulo Sérgio Borges, de Morada da Barra (confira abaixo a lista das escolas da Rede de Educação de Vila Velha com matrículas para alunos surdos).

Nesta semana, a Semed, por meio do Núcleo de Educação Especial e professores bilíngues, realiza a Semana do Surdo, com atividades nas escolas referência da Rede Municipal.

Na terça-feira (24), por exemplo, alunos surdos de oito escolas municipais, participaram, na Umef Deputado Paulo Sérgio Borges, de atividades lúdicas, com uma oficina de teatro em libras. Outras atividades serão realizadas como parte da ação: visita monitorada ao Museu da Vale, em Argolas, nesta quinta-feira (26); e ao 38º Batalhão de Infantaria (BI), na Prainha, no dia 3 de outubro.   

No Arte na Vila, por exemplo, que será realizado até sábado (28), pela Semed, no Parque da Prainha, os professores surdos participaram de um seminário para docentes da Rede Municipal, nesta quarta-feira (25).

“As duas escolas referência recebem, geralmente, os alunos surdos, para que eles tenham contato com seus pares linguísticos. Porém, respeitamos a decisão dos pais e responsáveis em matricular as crianças na unidade mais próxima à sua casa”, explica Alessandra Silveira Rocha, coordenadora do Núcleo da Educação Especial da Semed.

Intérprete de libras

Para atender esses alunos, o município possui professores bilíngue, intérpretes de libras e instrutor surdo atendendo toda a demanda. No total, são 25 professores que realizam o trabalho com alunos surdos matriculados, sendo que sete deles são surdos. Também há docentes com extensão de carga horária para o atendimento. 

Com o objetivo de trabalhar a língua de instrução dos alunos surdos, que têm a libras como a primeira língua, o município de Vila Velha possui como diferencial a oferta de sala bilíngue para alunos do 1º ao 5º ano. Ela conta com professores de libras trabalhando as especificidades da linguagem e dos conteúdos.

Além desses serviços os alunos surdos também possuem o atendimento educacional especializado no contraturno, que complementa todo o processo de desenvolvimento pedagógico na língua de instrução.

Lista das escolas municipais que trabalham com alunos surdos: 

- Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Pedro Pandolfi – Rio Marinho;
- Umei Saturnino Rangel Mauro – Vila Garrido;
- Umei Luiz Augusto Aguirre Silva – Boa Vista;
- Umei Aly da Silva – Balneário Ponta da Fruta;
- Umef Joffre Fraga – Vale Encantado;
- Umef Professora Emília do Espírito Santo Carneiro – Vale Encado;
- Umef Desembargador Ferreira Coelho – Glória;
- Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho – São Conrado;
- Umef José Siqueira Santa Clara – Ataíde;
- Umef Leonel de Moura Brizola – Santa Rita;
- Umef Ofélia Escobar – Aribiri;
- Umef Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho – Boa Vista;
- Umef Deputado Paulo Sérgio Borges – Morada da Barra.  

LEIA TAMBÉM

Rua em Praia de Itaparica recebe obras de pavimentação e drenagem

Mais de 50 moradores acompanharam a assinatura da Ordem de Serviço para obras de drenagem e pavimentação da Rua Mimoso do Sul, em Praia de Itaparica. O vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, esteve no bairro, na noite da última quarta-feira (25), para ação, que foi eleita como prioritária pela comunidade no orçamento participativo.

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

Serão investidos R$ 2.539.352,14 na obra, que já está em execução. A expectativa de conclusão são de 300 dias. A obra está sendo realizada pela empresa MGP construções e serviços LTDA.

No evento, Carreta falou que a rua fará uma conexão com as avenidas Saturnino Rangel Mauro e Antônio Almeida Filho. “É uma avenida importante e uma das mais extensas da cidade. Uma reivindicação da comunidade que dará mais funcionalidade ao transito desafogando um pouco a Saturnino Rangel Mauro”, pontuou.

E completou: “Temos obras simultaneamente acontecendo na cidade na área da saúde, educação e infraestrutura. Estamos empenhados não só por fazê-las, mas também em entregá-las’.

O vice-prefeito pediu um minuto de silencio pelo falecimento do sogro do prefeito Max Filho, Sr. Calixto Arrivabene, e para o servidor da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Jaquiel Rodrigues Pinto. Ambos faleceram nesta quarta-feira.

O proprietário da Creche Cec, localizada na rua Pastor Roberto, falou do sentimento dos moradores e comerciantes. “Estamos muitos gratos à Prefeitura na realização desta grande obra, que vai valorizar nossa empresa, os acessos às residências. Chega de poeira, lama e buracos”, contou.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL