CIDADE

Alunos têm várias ações de Educação Ambiental em Vitória

Foram orientados pelo educador ambiental do Parque da Fonte Grande.

Em 03/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam - Secom/PMV

O "Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória" foi apresentado aos alunos dos primeiros anos da Escola Municipal de Ensino Fundametal (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, localizada na Ilha das Caieiras, em Vitória, na última segunda-feira (1º).

"O mapa tem 50 metros quadrados, o que equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal, e é uma rica oportunidade para que todos possam identificar, localizar e conhecer mais sobre o território de Vitória", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Os estudantes foram orientados pelo educador ambiental do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande, Luis Claudio da Silva Junior.

CEA Pedra da Cebola

Na última terça-feira (2), o Centro de Educação Ambiental do Parque Pedra da Cebola fez uma trilha guiada com alunos da Escola Estadual Filomena Quitiba, de Piúma.

Os estudantes conhecerem a história do parque e fizeram uma visita ao Museu de Minerais e Rochas, sob a orientação das educadoras ambientais Solange Lins e Mariana Ramos de Araújo.

CEA Revis

Também na terça (2), os educadores Osnéia Peccoli, Pamela Araújo e Érika Lissany, do Centro de Educação Ambiental da Revis da Mata Paludosa, realizaram uma dinâmica do "Ecossistema da Mata Paludosa" com os alunos do 4º ano matutino do Colégio Renovação, de Jardim Camburi.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

No mesmo dia, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves, dos 6º anos da Escola Monteiro Lobato e dos 1º, 2º e 7º anos da Emef Adevalni S. Ferreira de Azevedo participaram da oficina de confecção de composteira para utilizar nas hortas que estão preparando em suas escolas.

Educação Ambiental

Os Centros de Educação Ambiental (CEA’s) ficam situados em parques da cidade e levam informação, formação e conhecimento por meio de processos educativos em parceria com instituições de ensino, grupos organizados e comunidades, segundo a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

LEIA TAMBÉM

Viradão Vitória 2019: inscrições para propostas artísticas até sexta-feira

TerminaRÁ nesta sexta-feira (5), às 18 horas, as inscrições para o edital de seleção de propostas de atividades artística e cultural para a programação do Viradão Vitória, que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro.

O objetivo é selecionar e premiar as atividades que irão compor a programação, além de tornar o processo mais transparente e democratizar a participação dos artistas locais no evento.

Inscrições

As inscrições são feitas on-line, pela plataforma Prosas. Os recursos para o edital são oriundos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura). Somente poderão receber os recursos os proponentes domiciliados no município de Vitória.

Podem participar pessoas físicas (indivíduos maiores de 18 anos ou representantes de grupos ou coletivos que atuem como artistas e/ou produtores culturais) ou pessoas jurídicas (empresas ou instituições que comprovem atuação na área artística e/ou cultural).

Outras informações podem ser obtidas no telefone (27) 3132-2068/ 3132-2080, em Editais da Cultura ou na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira.

Categorias

Em 2019, o edital contempla 49 propostas de atividades artísticas, em 21 categorias, passando pelo circo, dança, música, teatro, performance, entre outras manifestações artísticas. Confira abaixo:

a) Categoria 1 – Circo;
b) Categoria 2 – Dança;
c) Categoria 3 – Dança tradicional de matriz africana;
d) Categoria 4 – Dança de Salão;
e) Categoria 5 – Mapeamento de Vídeo (Vídeo Mapping);
f) Categoria 6 – Performance;
g) Categoria 7 – Pintura Artística;
h) Categoria 8 – Poesia;
i) Categoria 9 – Sarau Poético;
j) Categoria 10 – Teatro de Rua;
k) Categoria 11 – Teatro Infantil;
l) Categoria 12 – DJ
m) Categoria 13 – DJ/MC (Rap);
n) Categoria 14 – Banda, conjunto ou grupo de música Infantil;
o) Categoria 15 – Banda, conjunto ou grupo de música Pop, Pop-rock, Reggae, Samba-rock e/ou MPB;
p) Categoria 16 – Banda, conjunto ou grupo de Samba de Roda;
q) Categoria 17 – Banda, conjunto ou grupo de Chorinho;
r) Categoria 18 – Banda, conjunto ou grupo de Hardcore;
s) Categoria 19 – Banda, conjunto ou grupo de Forró Pé-de-Serra;
t) Categoria 20 - Banda, conjunto ou grupo de novos talentos musicais;
u) Categoria 21 – Duo ou Trio de música Jazz e/ou Blues

Viradão Vitória

Com a proposta de democratizar a cultura, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realiza o Viradão Vitória, evento que reúne uma série de atrações artísticas no corredor cultural do Centro Histórico.

Em três edições, o público pôde conferir uma série de atrações nas áreas do teatro, da dança, da música, do cinema, entre outras linguagens, que tomaram conta das ruas e edificações da capital. Em 2018, o público estimado foi de 40 mil pessoas.