CIDADE

Ambulantes preparados para atender consumidores

Viradão Vitória acontecerá no próximo final de semana, no Centro Histórico.

Em 25/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Quem for participar da programação do Viradão Vitória, que vai acontecer no próximo final de semana, no Centro Histórico, vai ter mais facilidade para identificar os vendedores ambulantes cadastrados e qualificados para atuar na região.

É que o grupo estará uniformizado e usará crachá, além de oferecer em seus espaços de trabalho (barracas) um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a ser distribuído pelo Procon Vitória.

Todos os ambulantes cadastrados para participar do Viradão passaram por capacitação e receberam orientações da equipe técnica do Procon Vitória sobre como proceder para garantir o respeito aos direitos dos consumidores.

Também receberam informações para assegurar a qualidade dos produtos ofertados em suas barracas, carrinhos e afins.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, afirmou que o Procon Vitória está atuando para dar aos vendedores ambulantes mais cidadania e consciência sobre o seu papel para assegurar aos consumidores uma relação consumerista igualitária, justa e mais humana.

Infrações

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, complementou que as palestras proferidas pelos agentes do órgão visaram mostrar as principais infrações cometidas pelos fornecedores, sejam eles de bens ou serviços, e auxiliá-los a atuar em conformidade com a lei.

LEIA TAMBÉM

Oficina de música brasileira com mestre baiano no Museu Capixaba do Negro

Trazendo uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana, o mestre baiano Letieres Leite realiza uma oficina de Universo Percussivo Baiano (UPB) no dia 30 de setembro (segunda-feira), às 15 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).

 

Letieres vai apresentar uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana. Foto: Maestro Letieres Leite

Crítico do nosso modelo de educação musical, baseado na tradição europeia, o maestro acredita que a escrita tradicional da música não traduz as nuances dos microrritmos encontrados na música de matriz africana, uma das bases da música popular brasileira.

No curso, o público terá acesso a uma nova forma de pensar essas construções e análises históricas e musicais do universo rítmico brasileiro.

O evento é aberto ao público em geral, em especial pesquisadores e simpatizantes da música e cultura afros. São 60 vagas disponíveis, por meio de inscrições feitas pela internet. A classificação indicativa é livre.

Curso

A estrutura e a dinaÌ‚mica do curso são divididas em treÌ‚s momentos específicos: contextualização histórica e reflexão teórica; audição comentada de vídeos e áudios com viveÌ‚ncia oral no aprendizado das claves e entornos; prática musical coletiva com transmissão de claves e desenhos rítmicos desse universo musical.

Sobre Letieres Leite

É saxofonista, compositor, maestro e arranjador. Lidera a Orkestra Rumpilezz, de Salvador, que possui uma estética calcada nos ritmos afrobrasileiros e incursões no jazz.

No 28º PreÌ‚mio da Música Brasileira (2017), somente o maestro Letieres Leite e a Rumpilezz foram premiados nas categorias de melhor álbum instrumental, melhor grupo instrumental e melhor arranjador, com o disco "A Saga da Travessia".

Letieres é um músico representativo na consolidação e renovação do material musical brasileiro. Sua contribuição tem sido fundamental para a continuidade e abertura de uma cultura afrobrasileira rica e desconhecida de uma grande parcela brasileira.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL