ECONOMIA INTERNACIONAL

América Latina terá contração de 0,6% em 2016, aponta Cepal.

Esse novo cenário significa um recuo em relação à expansão de 0,2% estimada em dezembro.

Em 09/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A atividade econômica dos países da América Latina recuará 0,6% em 2016, de acordo com projeções atualizadas e divulgadas pela Cepal nesta sexta-feira.

Esse novo cenário significa um recuo em relação à expansão de 0,2% estimada em dezembro passado.

"A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) revisou para baixo as projeções de crescimento da atividade econômica da região e espera uma contração média de 0,6% na América Latina e no Caribe para 2016", declarou o organismo.

A Cepal também atualizou o percentual de 2015: de uma contração de 0,4% informada anteriormente para uma retração de 0,5%.

"As novas projeções dão conta de um entorno global difícil, no qual se mantém o baixo crescimento dos países desenvolvidos, uma importante desaceleração nas economias emergentes - China em particular -, uma crescente volatilidade e custos nos mercados financeiros e baixos preços das matérias-primas, em particular hidrocarbonetos e minerais", detalhou a Cepal.

Além disso, "observa-se uma maior fraqueza da demanda interna dos países da região, na qual a queda no investimento doméstico está sendo acompanhada de uma desaceleração do consumo".

AFP