CIDADE

Ano letivo vai começar com novidades nas escolas de Vitória

Todas as unidades de ensino de Vitória contarão com rede de internet wi-fi.

Em 16/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Seme

Os estudantes da rede municipal de ensino de Vitória encontrarão muitas novidades na infraestrutura dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) no ano letivo de 2020.

“As unidades de ensino ganharão mobiliário renovado, novos brinquedos de playground, laboratórios de Linguagem, História e Geografia, equipamentos de informática, rede de internet wi-fi, ambiente climatizado e novas placas de identificação”, conta a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

As novidades representam mais de R$13 milhões em investimentos pela Secretaria Municipal de Educação da capital.

Laboratórios Pedagógicos

Entre as novidades estão os modernos Laboratórios Pedagógicos. São laboratórios de Linguagem e de História e Geografia, que oferecerão novas ferramentas e possibilidades para o processo de ensino aprendizagem a partir das Salas Ambiente das unidades.

Cada laboratório é composto por diversos itens, que fomentam e incentivam os estudantes a ampliarem conhecimentos, além de aguçar a curiosidade e a criatividade durante as atividades e trabalhos estudantis.

Os de História e Geografia, por exemplo, são compostos por globo terrestre político; globo terrestre luminoso histórico, físico e político; sistema planetário em madeira; conjunto de amostras de minerais e rochas magmáticas; quebra cabeças de mapas; jogo para estimular a atenção; mapoteca de geografia; mapoteca de história e gravador de voz digital.

Programa Conexão Escola

Todas as unidades de ensino de Vitória contarão com rede de internet wi-fi, em conformidade com o programa Conexão Escola. Atualmente, 50% das unidades estão conectadas, e a implantação segue em andamento no decorrer do ano.

Renovação do parque computacional

O processo de renovação e modernização do parque computacional das unidades de ensino atinge principalmente os laboratórios de informática das escolas.

"Equipamentos, licenças e serviços de virtualização já foram adquiridos para o projeto, que atualmente se encontram em fase de implantação e configuração de sistema", revela Adriana.

O primeiro laboratório totalmente virtualizado foi o da EMEF Alvimar Silva. Também estão em procedimentos de virtualização os laboratórios das EMEFs Eber Louzada Zippinotti, Ceciliano Abel de Almeida e Tancredo de Almeida Neves.

Mobiliário e equipamentos

O mobiliário escolar também está sendo renovado nas unidades de ensino. Além dele, entram na lista de aquisições equipamentos de cozinha e eletrônicos como minisystems e smartvs, ferramentas que contribuirão muito para o aproveitamento e desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

Novo modelo de refeitório

O novo modelo de refeitório para as Emefs, além da beleza estética, otimiza o espaço escolar: cada conjunto é composto de uma mesa e seis cadeiras, que podem ser organizadas em série, ou seja, uma de frente para outra. O tampo das mesas, o encosto e o assento das cadeiras são fabricados em resina plástica injetada, característica que contribui para a higienização.

Climatização

“Aparelhos de ar-condicionado e climatizadores evaporativos vão promover o conforto térmico necessário nos ambientes de convivência dos estudantes e profissionais, como refeitório, quadra e pátio, além das salas de aula”, explica a secretária Adriana Sperandio. A instalação dos equipamentos já está sendo feita e vai contribuir diretamente para a qualidade do processo educacional.

Identificação

Em todas as escolas da rede municipal, saem as placas de identificação antigas e desgastadas pelo tempo e entram placas novas, mais modernas e bonitas. “A intenção consiste em melhorar a identificação dos prédios, como também fortalecer a identidade visual da rede de ensino”, afirma a secretária.

O ano letivo de 2020 começa no dia 05 de fevereiro em todas as unidades de ensino da rede municipal de Educação de Vitória. (Com informações da Prefeitura de Vitória)