CIDADE

Antigo prédio da Prefeitura de Vila Velha vai abrigar a TecnoVila

O projeto foi apresentado no último dia 17, pela secretária municipal Caroline Jabour.

Em 19/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Vila Velha dá mais um passo para avançar em inovação. O antigo prédio da Prefeitura Municipal, no centro da cidade, vai se tornar uma incubadora de tecnologia – a TecnoVila. A intenção é atender as empresas recém-criadas ainda em fase de desenvolvimento e de base tecnológica, as chamadas de start ups, para o desenvolvimento de serviços inovadores.

O projeto foi apresentado no último dia 17, pela secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Caroline Jabour, durante o 9° Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila).

O evento — que teve como tema “Polo tecnológico: o que é? Vila Velha pode ter um?” — ocorreu na sala Multispace, da Faculdade Multivix, em Jockey de Itaparica.

“A Prefeitura de Vila Velha e seus gestores são sensíveis à importância de desenvolver o Centro Tecnológico de Vila Velha, iniciando com a incubadora, para fazermos parte deste ambiente. A PMVV vem fazendo ações de inovação da política da gestão pública, o que torna a gestão mais eficiente”, afirmou a secretária.

Ela ainda citou exemplos de ações da Prefeitura que utiliza a tecnologia para melhorar a gestão. São eles: compartilhamento de veículo, bicicleta e patinete; avançando na PPP de iluminação pública; planos municipais de água e esgoto que tem possibilidade de hidrômetro inteligente; avançando também na lixeira subterrânea; programa Caçamba Online, no qual a população pode verificar se a caçamba é regular, entre outros.

“Queremos demonstrar que o município tem interesse em incentivar a inovação, criar a incubadora e ajudar os start ups locais nas questões tecnológicas”, explicou Caroline Jabour.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), André Almeida, que esteve no local, ressaltou a importância da Prefeitura participar do evento. “É importante essa discussão no ambiente de Vila Velha porque reforça o compromisso que a gestão do prefeito Max Filho tem em ter uma cidade próspera, atraente aos investidores e inovadora”.

A presidente da Assevila, Cristal Carvalho, explicou que essa reunião tem o objetivo de unir os empresários da cidade para que, juntos, possam buscar soluções com a administração pública e proporcionar a todos uma cidade inovadora.

O evento contou com empresários de vários segmentos, que ainda puderam trocar informações sobre as novas tecnologias. Este foi o caso do empresário de colchão, Ítalo Sankler, que atua no mercado há 20 anos.

A Multivix foi a anfitriã do evento, representada pelo diretor geral, Luciano Delabela, e pelo gerente de Inovação e Comercial, Giuliano Bresciani. Foto: Portal CCNEWS BRASIL

 “É importante o município está atento às novas tecnologias e às propostas que vão incentivar sempre a questão da indústria 4.0. Não é somente digitalização e informatização, mas conversa entre os meios humanos e tecnológicos. É importante tratar sobre o polo tecnológico, pois temos que fomentar a questão da tecnologia. Isso é um passo para o progresso”, pontuou.

Por fim, diretor geral Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus Vila Velha, Diemerson Saquetto, que foi um dos palestrantes do evento, apresentou os exemplos de projetos tecnológicos da instituição.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL