CIDADE

Apesar das fortes chuvas, águas em Vila Velha escoam mais rápido

A prefeitura realizou diversas ações para minimizar as inundações, como a limpeza de canais

Em 31/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Apesar das fortes chuvas do início da noite de quinta-feira (30) e toda a madrugada de sexta-feira (31), Vila Velha não registrou situações críticas. Até as 9 horas da manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil do município registrou 14 ocorrências. Entretanto, essas pessoas preferiram não ficar no abrigo colocado à disposição pela prefeitura. A opção foi a casa de parentes mais próximos.
 
No acumulado de 24 horas choveu 128 milímetros no Centro de Vila velha. Esse foi o maior volume registrado pelo monitoramento do município. A expectativa do Incaper era que houvesse um volume de chuva ontem de 12 milímetros. Entretanto, o volume de água chegou a dez vezes mais do previsto. Só para se ter uma ideia da situação, quando o volume de chuva atinge os 60 milímetros, a Defesa Civil orienta estado de atenção.
 
Uma informação importante foi que tanto o Canal Guaranhuns quanto o Canal do Rio Marinho não transbordaram mesmo com o incomum índice de chuva. As ruas laterais do bairro Santos Dumont continuam alagadas. Entretanto, a rua Gilardi Bernardes da Silveira, a principal do bairro, a água já havia escoado hoje pela manhã. Já algumas ruas do bairro Cobilândia continuavam alagadas na manhã dessa sexta-feira.
 
A avalição do prefeito Rodney Miranda é que, infelizmente, não é possível impedir completamente a cidade tenha pontos de alagamento. Porém, segundo constatou Rodney Miranda, após as chuvas de ontem as águas escoaram mais rápido. “É importante dizer que, durante todo o ano, realizamos diversas ações para minimizar as inundações em Vila Velha, como a limpeza de vias, canais e galerias e obras de macrodrenagem nos canais”, explicou.
 
Equipes da Prefeitura de Vila Velha que estão percorrendo as principais vias da cidade desde o início da noite de ontem, e constataram que avenidas como a Santa Leopoldina (Coqueiral de Itaparica), a Perimetral (Coqueiral de Itaparica), a avenida Resplendor e as ruas Milton Caldeira e Jair de Andrade (Itapuã), que na quinta-feira ficaram alagadas, na manhã dessa sexta-feira a água já havia escoado.
  
Balanço
 
Logo que a chuva desta quinta-feira (30) começou a cair com mais intensidade no município, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, juntamente com o secretário de Serviços Urbanos, José Eliomar Brizolinha, e equipes da Defesa Civil percorreram os principais pontos da cidade para fazer uma avaliação da situação e levantar os principais problemas.
 
As câmaras de videomonitoramento instaladas em Vila Velha também evidenciaram alguns pontos de alagamento. Os seguintes locais apresentaram problemas: avenida Santa Leopoldina (próximo à prefeitura), Paul (próximo à praça principal do bairro), bairro Boa Vista (próximo à Universidade de Vila Velha), avenida Luciano das Neves, ruas do bairro Cobilândia, avenida Champagnat com avenida Hugo Musso (próximo ao Banco do Brasil).

O prefeito Rodney Miranda e as equipes da prefeitura também estiveram no local onde está instalada a Estação de Bombeamento (três bombas) no Canal Guaranhuns. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos também foram acionadas. O prefeito se manteve reunido com as equipes até as 23 horas.
 
A prefeitura também fez um alerta na sua página oficial no Facebook aos moradores do município: "A Defesa Civil de Velha solicita aos cidadãos que permaneçam em locais seguros e não se desloquem até que o volume da chuva diminua. O cidadão que estiver em local de risco deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação é gratuita".

Até as 22 horas, a Defesa Civil não havia sido acionada para situação mais graves.

Fonte:PMVV