TEMAS GERAIS

Aplicativo de segurança em Viana (ES) emite alerta após denúncias.

O alerta é emitido para o usuário logo que o cidadão fizer uma denúncia.

Em 16/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O aplicativo de segurança Sentinela Viana, que já está em funcionamento há um mês, conta, agora, com mecanismo de alerta e que pode evitar trotes. O alerta é emitido para o usuário logo que o cidadão fizer uma denúncia. Desta forma, ele será comunicado enquanto o alerta estiver em processo de envio. Em caso de envio com sucesso, o usuário será notificado. Caso o alerta não tenha sido enviado, será solicitado que o usuário verifique sua conexão com a Internet. 

“Após o envio de uma denúncia, o botão alerta ficará travado por 20 segundos, a fim de evitar o envio repetido de alertas, sobretudo de trotes”, disse o superintende de governo Wanderson Bueno, durante apresentação das novidades do aplicativo em reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), na segunda -feira (15). Além desta novidade, outros ajustes do aplicativo foram feitos como o menu lateral com os principais telefones de emergência como: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e os seus termos de uso. 

Aplicativo

Uma ferramenta que veio para contribuir com a segurança do cidadão vianense. O aplicativo Sentinela que está em funcionamento desde o mês de julho, foi apresentado pela Prefeitura de Viana para representantes da Polícia Militar, Federal e Civil de Viana. Na ocasião foram apresentadas novidades e alguns ajustes feitos em sua plataforma.

A reunião contou com a presença do superintendente da 12ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Edson Bubach, a delegada da Polícia Civil de Viana, Tânia Maria Zanoli, o delegado da Polícia Civil, Arthur Luis Bogoni e o comandante da Polícia Militar, major Liquer. O aplicativo está disponível para celulares com os sistemas operacionais Android. A Prefeitura de Viana está trabalhando e aguardando a autorização para que o aplicativo esteja disponível também para o sistema IOS.

Para acessar, o cidadão precisa baixá-lo pelo Google Play, digitando 'Sentinela'. A ferramenta irá possibilitar ao cidadão vianense que estiver nas áreas monitoradas pelas câmeras, tanto quanto vítima ou informante de qualquer ato delituoso/criminoso, acionar o Centro Integrado de Monitoramento da Prefeitura de Viana, por meio do aplicativo de celular.

O aplicativo poderá relatar o delito e a localização exata da denúncia. O ‘Sentinela’ é o registro de denúncias e não elimina a necessidade do cidadão acionar a Polícia Militar por meio do 190 para registrar ocorrências.

Fonte: Secom/Viana