CIDADE

Aprovado projeto do Centro de Referência de Atenção ao Idoso

Os 45.596 idosos residentes em Vila Velha serão beneficiados, diz Max Filho.

Em 27/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom?PMVV

Os 45.596 idosos residentes em Vila Velha serão beneficiados com a implantação de um serviço de saúde com equipe multiprofissional destinado aos cuidados de pessoas igual ou acima de 60 anos de idade que apresentem redução de funcionalidade física ou mental.

Trata-se do Centro de Referência de Atenção ao Idoso (CRAI-VV), cujo projeto arquitetônico foi apresentado nesta terça-feira (27), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Centro.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

O CRAI-VV está projetado para funcionar num imóvel da Prefeitura localizado na avenida Champagnat, próximo à Praça Duque de Caxias, Centro.
O evento contou com as presenças do prefeito Max Filho, do secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro, da secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, de membros dos conselhos do Idoso e da Saúde, além de líderes comunitários e servidores da saúde.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade

O prefeito Max Filho presidiu a solenidade e abriu as discussões sobre o projeto para os participantes, registrando-se comentários de elogios e sugestões à iniciativa. Ao final, o prefeito colocou em votação se a Prefeitura de Vila Velha deveria dar prosseguimento ao projeto do CRAI–VV, o que foi confirmado por aclamação por todos os presentes.

A subsecretária de Atenção Especializada da Semsa, Gleide Caroni, ao explicar os objetivos do projeto disse que os serviços oferecidos no CRAI integrarão a rede de atenção à saúde da pessoa idosa,

“levando a melhora no seu estado de saúde, funcionalidade e qualidade de vida, com assistência multidisciplinar e acompanhamento terapêutico  proporcionando o bem-estar físico, mental e social às pessoas idosas, melhora da funcionalidade, reduzindo e minimizando os processos de perda de autonomia e independência”.

Compromisso

O secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, relembrou que o CRAI é um compromisso de campanha do então candidato Max Filho contida no seu Plano de Governo.

“O plano de ação 2018-2021, já aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, prevê a construção de quatro novas unidades de saúde até 2020, melhorando o atendimento à população na porta de entrada que são as unidades de saúde. O CRAI é a referência da atenção especializada, para onde serão encaminhados os idosos pelas unidades lá no bairro”, pontuou. 

A secretária de Ação Social, Ana Cláudia Lima, por sua vez, anunciou um estreitamento da ação social com a saúde com a implantação do CRAI,  prevista para o segundo semestre de 2019 “porque o público idoso recebe atenção de políticas públicas executadas entre ambas as secretarias”, acentuou