CIDADE

Aprovados no concurso público tomam posse em Vila Velha

Ao todo, 636 profissionais foram convocados e estão em processo de posse dos cargos.

Em 05/12/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima/PMVV

"A grande maioria de vocês vai ocupar cargos antes ocupados por designação temporária", disse o prefeito de Vila Velha, Max Filho.

Entre sorrisos e muita emoção, profissionais aprovados no último concurso público da Prefeitura de Vila Velha começaram a tomar posse de seus cargos na manhã desta quinta-feira (03). Após a convocação, eles apresentaram a documentação devida e passaram pela perícia até chegar ao momento de assinatura do ato de posse, que ocorreu em cerimônia no auditório da Prefeitura de Vila Velha. 

Ao todo, 636 profissionais foram convocados e estão em processo de posse. A grande maioria dos nomeados no último concurso público é para substituição do quadro de contratação em designação temporária (DT). As provas objetivas e discursivas foram aplicadas nos meses de fevereiro e março deste ano pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que venceu a licitação pública. Logo depois, ocorreu a análise de títulos e etapas como provas práticas para os cargos que o edital exigia.  

"Há pessoas aqui muito emocionadas. A grande maioria de vocês vai ocupar cargos antes ocupados por designação temporária. Fizemos o concurso e, antes, tivemos que estruturar melhor diversas carreiras aqui na Prefeitura. Também sou servidor público de carreira, concursado em 1994, e sei a importância que é isso. Nosso patrão é o povo e façamos o nosso melhor, dediquemos o nosso melhor", afirmou o prefeito Max Filho, antes de assinar os atos de posse.

Secretário Municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero relembrou as etapas do concurso e reforçou. Segundo ele, 45% da receita corrente líquida da cidade representa gastos com pessoal, bem abaixo do primeiro alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é com 54% e da primeira notificação, em 60%.

"O último concurso com essa abrangência foi em 2007.  Estamos muito felizes em estar com esse grupo, 31 servidores municipais empossados no dia de hoje. Alguns cargos tinham provas práticas e nós, com diligência e capacidade, conseguimos entregar a totalidade do concurso público realizado. Além disso, o município de Vila Velha, do ponto de vista das suas finanças, tomou a medida do concurso publico calçado na realidade do equilíbrio das contas públicas", destacou.

Roberto Beling, secretário municipal de Educação também parabenizou os empossados: "Foi uma grande luta. Quero cumprimentar, principalmente, os profissionais da Educação que estão tomando posse, muitos são para a Educação Especial. Parabéns a vocês, o critério foi fundamentalmente o mérito, porque a disputa foi muito acirrada", pontuou.

Empossado no cargo de assistente público administrativa, Gean Franscisco Kohler comemorou:

"É o início da construção de uma carreira. Vou dar o meu melhor". O mesmo ânimo apresentava a professora de séries iniciais Palloma Ferreira de Moraes: "Estou muito feliz. É um sonho que venho lutando há muitos anos". (Com informações da Prefeitura de vila Velha)