EDUCAÇÃO

Aracruz realiza formação com professores alfabetizadores

Aracruz realiza formação com professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano do EF

Em 06/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

Esse foi o segundo encontro com os professores que atendem do primeiro ao terceiro ano em 2024, e teve como propósito analisar os resultados de fluência e do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (Saev)


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou de segunda-feira (3) a quarta-feira (5), no Auditório do Polo UAB, Centro, uma formação com professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. A ação foi mediada pelas formadoras do município Alfrediane Klauss e Maria Benedita Sperandio, e contou com a participação de mais de 150 profissionais do corpo docente nos três dias.

>> MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos

Esse foi o segundo encontro com os professores que atendem do primeiro ao terceiro ano em 2024, e teve como propósito analisar os resultados de fluência e do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (Saev), que são as avaliações usadas como ferramentas para verificar o que o aluno aprendeu de fato durante as aulas sobre cada conteúdo apresentado, com aplicações de provas que atribuem uma nota e classifica o nível de aprendizagem.

“Os professores também puderam aprender práticas pedagógicas por meio de estudos de caso, identificando possíveis causas e intervenções, além de aprofundar ideias sobre a compreensão de leitura como a produção de sentidos”, destacou a formadora Alfrediane Klauss. 

Já segundo a formadora Maria Benedita Sperandio, esses profissionais ainda puderam aprofundar suas ideias sobre a compreensão da leitura como produção de sentidos.

“Eles tiveram a oportunidade de dialogar sobre diferentes abordagens de leitura conteudística, cognitivista e discursiva e relacionaram fundamentos da perspectiva discursiva para a leitura com uma proposta sistematizada”, disse.

A formação teve como métodos, nos dois primeiros dias, apresentação da abordagem discursiva em leitura pautada na coleção do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é o caderno estruturado do estado para alfabetização, com um estudo de caso com professores do 1 e 2 anos. Já na quarta-feira (5), os professores do terceiro ano tiveram a mesma abordagem discursiva de leitura e mais atividade com práticas pedagógicas em matemática, com a aplicadora convidada, Penha Flores. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos
Governo ES lança edital para cursos gratuitos de qualificação
Perfil da pós-graduação muda no país em 25 anos
Vila Velha supera índice nacional de crianças alfabetizadas
Inscrições abertas para bolsas de graduação do Nossa Bolsa
Estudantes de Linhares aprendem sobre educação ambiental
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Cozinha Brasil volta ao Parque Moscoso com novas oficinas
Sedu repassa mais de R$ 13 milhões para Escola da Rede
Vitória é a 4ª capital com maior taxa de crianças alfabetizadas

TAGS:
ARACRUZ | FORMAÇÃO | PROFESSORES | ALFABETIZADORES | SEMED