TEMAS GERAIS

ArcelorMittal Tubarão recebe o Prêmio Steelie Awards

Os vencedores foram anunciados em Bruxelas, na Bélgica.

Em 09/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um projeto de utilização de escórias da fabricação de aço em revestimento rodoviário rendeu à ArcelorMittal Tubarão uma das mais importantes premiações do mundo, na área de siderurgia, o Steelie Awards.

A empresa capixaba concorreu na categoria Excelência em Sustentabilidade pelo desenvolvimento do Revsol® e Revsol Plus®, coprodutos desenvolvidos a partir do processo de fabricação do aço e utilizados no revestimento primário vias urbanas e rurais do Estado.

O prêmio, em sua oitava edição, é concedido pela World Steel Association, uma das maiores e mais dinâmicas associações industriais do mundo. Os membros da entidade representam aproximadamente 85% da produção mundial de aço, incluindo mais de 160 produtores.

A usina de Tubarão dividiu o primeiro lugar com a Usiminas, que desenvolve programa similar de utilização de coprodutos no revestimento de vias. Os vencedores foram revelados durante o jantar anual da Assembleia Geral de 2017 em Bruxelas, na Bélgica, no mês passado. A empresa capixaba foi representada pelo gerente Geral de Responsabilidade Corporativa do Grupo, Alan Knight. 

Saiba mais

O uso de coprodutos evita a extração de agregados naturais e é uma alternativa eficaz e de baixo custo para o asfalto. Além disso, avaliações de riscos ambientais e de saúde humana provaram que eles são seguros e ambientalmente saudáveis. Batizada de Programa Novos Caminhos, a iniciativa começou há 11 anos e desde então os coprodutos já foram utilizados ​​para revestir 620 km de estradas previamente não pavimentadas no Espírito Santo, beneficiando 30 municípios.

O aumento da mobilidade através da aplicação desses produtos de revestimento rodoviário melhorou consideravelmente a qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades afetadas, já que estas agora têm acesso a serviços básicos como transporte, coleta de lixo, escolas, ambulâncias e policiamento. Também gerou efeitos positivos significativos sobre os meios de subsistência locais, permitindo o transporte confiável da agricultura e de outros bens rurais.

Imagem: ArcelorMittal Tubarão/Divulgação