TEMAS GERAIS

Áreas do ES vão ser ofertadas em leilão de petróleo, diz secretário.

Leilão está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2017.

Em 27/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governo federal planeja fazer leilões de blocos de exploração de petróleo e um ‘concurso’ de áreas no pré-sal ainda no primeiro semestre de 2017. O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, disse, nesta terça-feira (26), que o Espírito Santo vai ser um dos contemplados.

Félix adiantou, durante participação na 9ª edição da Mec Show, que o edital deve ofertar blocos terrestres e marítimos na bacia do Espírito Santo. O número e a localização exata das áreas ainda não foram detalhados pelo ex-secretário estadual de Desenvolvimento.

Para especialistas, empresas e instituições do setor, o retorno dos leilões representa mais oportunidades para os fornecedores, geração de empregos, aumento no recolhimento de impostos e potencial de elevação dos royalties.

Félix afirmou que as definições envolvendo a 14ª Rodada de Licitação, bem como o segundo leilão do pré-sal – o primeiro foi em 2013 – devem ser divulgados em breve.

Por enquanto, ele comentou que a ideia da disputa para o pré-sal é incluir quatro descobertas – Gato do Mato (operado pela Shell), Tartaruga Mestiça, Carcará e Sapinhoá (os três operados pela Petrobras) – nas bacias de Santos e Campos.

“Essas são áreas de grande interesse porque já são concessões arrematadas, e as descobertas se projetam para áreas que estão dentro do polígono do pré-sal. Então, precisa de regras de unitização, que estamos desenvolvendo e esperamos finalizá-las em 45 dias”, estimou Félix.

Fonte: A Gazeta