CIDADE

Artefatos pré-coloniais serão expostos no Museu de Serra

Sala arqueológica do Queimado será inaugurada nesta quarta (18).

Em 17/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/A Lasca/PMS

Um novo espaço para preservação da história serrana será inaugurado nesta quarta-feira (18), no Museu de Serra, às 17h30. É a sala arqueológica do Queimado, onde serão exibidos 30 artefatos encontrados durante a prospecção arqueológica realizada em um raio de 700 metros em torno do que restou do templo do sítio histórico do Queimado. 

A abertura da exposição ocorrerá após a palestra de apresentação dos resultados dos estudos arqueológicos desenvolvidos para o programa de prospecção do Queimado, com a arqueóloga Sônia Cunha. O evento marcará a inauguração oficial do espaço arqueológico do Queimado, no Museu Histórico.

Antes do início da restauração das ruínas, especialistas em arqueologia trabalharam na área com o objetivo de encontrar artefatos da época dos escravos, como vasos e quadros. Ao todo, o acervo obtido com a pesquisa conta com 580 peças.

Serão expostos fragmentos de peças de uso cotidiano, como louças, frascos em vidro, potes cerâmicos etc. Na categoria de materiais construtivos, serão expostos itens como telhas e pregos. Há também um item de numismática:  uma moeda cunhada no ano de 1803.

De acordo com a arqueóloga educadora Angélica Moreira, que conduziu a montagem da sala, a maior parte dos materiais arqueológicos identificados pela pesquisa são, provavelmente, do período entre o final do século XVIII e o início do século XX. “Contudo, há alguns materiais líticos que remontam ao período pré-colonial. Um exemplo disso são as estilhas de quartzo hialino, possivelmente utilizada como ‘dentes’ de um ralador de mandioca indígena”, comenta a especialista.

De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Alessandre Motta, a criação dessa sala é um passo importante para preservar a memória do local. “Queimado conta a história dos primórdios da Serra e deve ser preservado, e a criação dessa sala também vai contribuir para isso”, completa. 

Serviço

Inauguração da Sala Arqueológica do Queimado

Quando: nesta quarta-feira (18), às 17h30

Onde: no Museu Histórico da Serra – Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Entrada: gratuita

LEIA TAMBÉM

Guardas e agentes de trânsito agem em conjunto e detêm suspeito de assaltos em Laranjeiras

Uma ação articulada entre o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Serra, resultou na prisão de um suspeito de cometer assaltos a comércios em Laranjeiras.

A ocorrência foi registrada no fim da manhã desta segunda-feira (16). O suspeito, um homem de 48 anos, foi detido depois que um agente de trânsito percebeu que ele estava em atitude suspeita dentro de uma loja de bijuterias localizada na avenida Norte-Sul.

O agente do DOT acionou uma equipe da motopatrulha da Guarda Municipal, enquanto observava a movimentação do lado de fora do estabelecimento.

Ao chegar ao local, os guardas municipais abordaram o suspeito, que portava uma pistola de Air Soft – esporte que usa armas de ar comprimido idênticas a equipamentos reais. O suspeito afirmou ser policial, mas não havia nenhuma identificação que comprovasse o fato.

Durante a abordagem, uma funcionária de outra loja informou que havia acabado de ser assaltada por ele. A GCM revistou o suspeito e encontrou com ele seis capas de celular, dois relógios e 15 bijuterias. O detido, identificado como Saulo da Silva Abreu, de 48 anos, foi conduzido para a 3ª Delegacia Regional de Serra.(Com informações da Prefeitura de Serra)