CIDADE

Assevila coordena pauta do desenvolvimento da cidade de Vila Velha

A Entidade Empresarial reuniu outras lideranças em torno da elaboração do PACTOVV.

Em 07/10/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Assevila

“Queremos que a pauta desenvolvimento faça parte da agenda prioritária a cidade, juntamente com educação, saúde e segurança", pontuou a presidente da Assevila, Cristal Carvalho.

A Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) realizou de março a setembro, reuniões remotas semanais que contou com a participação de especialistas em cidades e planejamento estratégico, outras lideranças do setor produtivo, poder público municipal e estadual, conhecedores de Vila Velha e representantes das comunidades, ao todo foram 60 participações, ambas de forma voluntária e colaborativa. O objetivo era montar uma Agenda Integrada de Desenvolvimento que servisse de parâmetro para o encontro com os candidatos ao executivo e legislativo de Vila Velha.

Com o material compilado das reuniões e o cruzamento de informações de documentos já publicados como o 2030, do Governo do Estado e o Plano de Desenvolvimento de Vila Velha, realizado pela própria Assevila, em 2008, foi possível atualizar dados e identificar as vocações da cidade, principais diretrizes de crescimento, tendências mundiais e nacionais e projetos prioritários.

O objetivo é potencializar os recursos para tornar Vila Velha mais humana, criativa, inteligente e atrativa para negócios, moradia e turismo. Foto: Correio Capixaba/Arquivo

O trabalho realizado inspirou o PACTOVV, que tem como missão promover e incentivar o alinhamento das políticas públicas e das práticas institucionais e individuais de Vila Velha com os valores e princípios democráticos para o desenvolvimento sustentável da cidade, buscando potencializar seus recursos para torná-la mais humana, criativa, inteligente e atrativa para negócios, moradia e turismo.

Queremos que a pauta desenvolvimento faça parte da agenda prioritária a cidade, juntamente com educação, saúde e segurança. Com recursos oriundos dos impostas das pessoas jurídicas será possível o município melhorar as entregas aos seus munícipes. Assim todos ganham, o setor produtivo e os moradores da cidade”, afirma a presidente da Assevila, Cristal Carvalho.

O trabalho realizado em encontros remotos liderados pela Assevila inspirou o PACTOVV, visando buscar os mecanismos para que suas bases e diretrizes sejam observadas pelo prefeito eleito que assumirá a gestão da cidade em 2021.. Foto: Divulgação/Assevila

O PACTOVV irá montar um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável de Vila Velha, assim como buscar os mecanismos para que suas bases e diretrizes sejam observadas pelo prefeito eleito que assumirá a gestão da cidade em 2021.

Como participar do PACTOVV

O site do PACTOVV  (http://assevila.org.br/pacto-vv/) traz todas as informações sobre o Pacto e responde as principais perguntas, além de conter o documento na íntegra. A participação do público se dá por meio de um questionário e espaço aberto para comentários e sugestões. Esse instrumento dará ainda mais capilaridade ao Pacto e possibilitará a participação da população.  

Como serão os encontros com os candidatos ao executivo

A Assevila realizará entre os dias 3 e 7 de novembro, encontros com os candidatos ao executivo. Os critérios levarão em conta as posições nas pesquisas e identificação dos mesmos com as pautas desenvolvimentistas.

As principais diretrizes serão apresentadas aos candidatos e solicitado que assinem um Termo de Compromisso com o que foi apresentado, bem como lhe será dado tempo para que apresente suas propostas ligadas ao tema e aos principais gargalos da cidade como: macrodrenagem, segurança entre outros.

Sobre a Assevila

A Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) foi constituída há mais de 10 anos por um grupo de empresários que buscava defender assuntos comuns que resultasse na melhoria do ambiente de negócios do município. Hoje, a instituição participa de 15 Conselhos municipais e possui 4 Conselhos Temáticos próprios que elabora propostas para os setores e propõe pautas para o poder público municipal e estadual. É uma instituição multisetorial, apartidária e sem fins lucrativos. (Com informações da Ascom/Assevila)

Mais informações:

Marcos Lino, secretário executivo da Assevila – 27 99887.4949