CIDADE

Atividades despertam sentido de alunos especiais em Serra

Programação acontecerá no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Em 20/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Revista D+ - Reprodução

A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), promoverá neste sábado, dia 21, a 5ª edição do “Dia diferente para quem é especial”. O evento acontece no dia em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A expectativa é de que cerca de 250 crianças participem das atividades, juntamente com seus familiares. Na estação sensorial o participante, com uma faixa nos olhos, poderá sentir de forma mais intensa, com seus pés e mãos, os objetos.

Os alunos público-alvo da educação especial de Serra, junto com seus amigos e familiares, vão ganhar uma programação recheada com diversão, música, oficina de arte, labirinto sensorial e DJ.

Neste ano, a ação será realizada na EMEF Profª Valéria Maria Miranda e terá a participação das escolas do entorno, principalmente as dos bairros Feu Rosa e Vila Nova de Colares, como as EMEFs: Feu Rosa, Abel Bezerra, Flor de Cactus, Profª Eulália Falqueto Gusman, Tancredo de Almeida Neves, Bicanga, Carla Patrícia de Oliveira Paula, Irmã Cleuza Carolina Rody Coelho e Prof. Naly da Encarnação Miranda.

A programação começa a partir das 7 horas em cada uma das escolas participantes. Depois, todos seguem para a Emef Profª Valéria Maria Miranda, onde a programação segue até o meio-dia. Toda a comunidade está convidada a participar e abraçar esse projeto.

A programação vai contar com apresentações culturais, atividades de recreação e lazer, atividades para a família, lanche para os alunos, práticas esportivas e músicas e dinâmicas de sensibilização.“Teremos uma estação sensorial onde o participante, com uma faixa nos olhos, poderá sentir de forma mais intensa, com seus pés e mãos, as coisas. Teremos também estação de música, com instrumentos à disposição das crianças, oficina de arte com confecção de bonecas e DJ para alegrar a garotada. Será um dia de muito aprendizado, troca de experiência e diversão”, afirmou Mara Rubia dos Reis Fonseca, gerente da Educação Especial de Serra.

De acordo com o secretário de Educação de Serra, Gelson Junquilho, o projeto visa potencializar a vivência dos valores humanos e o desenvolvimento dos alunos com deficiência. “Buscamos a construção de práticas pedagógicas inclusivas, que perpassam por um processo significativo de formação continuada de professores, ações práticas e teóricas de inclusão e a melhoria da relação entre as escolas e as famílias nas unidades de ensino do município de Serra. Além disso, queremos proporcionar lazer e muitos momentos de recreação para essas crianças, que, muitas vezes, não têm a oportunidade de frequentar ambientes de socialização e diversão fora da escola e suas casas”.

A Sedu vai disponibilizar transporte para os interessados em participar do evento. Os ônibus vão partir das escolas dos estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3291-4210.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Serra

LEIA TAMBÉM

Mais um flagrante de descarte irregular de entulho em Feu Rosa

Um homem foi flagrado pela equipe da Prefeitura de Serra descartando entulho irregularmente em um ponto viciado de lixo em Feu Rosa, próximo ao campo do Canarinho.

Mais um flagrante de descarte irregular de entulho em Feu Rosa

Foto: Fiscalização

O flagrante aconteceu no final da tarde da última quarta-feira (18), durante uma ação realizada em conjunto pelas equipes de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma); de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Guarda Civil Municipal da Secretaria de Defesa Social (Sedes). O homem foi conduzido para a delegacia e poderá responder por crime ambiental.

A detenção é parte das ações do programa de combate ao descarte irregular de entulhos, Serra Limpa é Serra Linda, que atua no município desde 2017. Formado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Serviços, Defesa Social e Comunicação, o grupo realiza constantemente blitzes para vigiar o transporte de entulho no município, limpeza dos terrenos, campanha de conscientização e aumento na fiscalização e no rigor para combater os infratores.

Descarte correto

Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; e a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR-101, próximo ao Posto BKR, de segunda a sábado, das 8 às 17h. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.

Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba e tem de dar a destinação final correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL