SAÚDE

Atletas estão sujeitos a doenças e precisam se prevenir

O fato de fazer exercícios físicos constantemente não te livra de doenças

Em 09/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Por conta da rotina saudável, muita gente acha que pessoas que praticam esportes frequentemente não estão sujeitas a sofrer com problemas no coração e circulação. A verdade é que os esportistas até têm um prognóstico melhor e menos sequelas no caso de doenças degenerativas, mas isso não faz deles super-heróis: eles também precisam se prevenir.

De acordo com o cardiologista e cirurgião cardiovascular Schariff Moysés o primeiro passo começa quando existe a intenção de fazer um exercício físico. “É preciso procurar ajuda médica e fazer um check-up antes de começar qualquer atividade. Só um profissional pode dizer o que é melhor para o seu corpo”, alerta.

Além disso, é preciso lembrar que o fato de fazer exercícios físicos constantemente não te livra de doenças. “Quem faz atividade física também precisa manter os exames em dia, investir em uma dieta balanceada e ficar de olho no colesterol e na pressão arterial”, destaca Moysés.

Estudo

Um estudo realizado pelo instituto Dante Pazzanese apontou que atletas com hábitos de vida saudáveis depois de se aposentarem viveram, em média, seis anos a mais do que os sedentários. Além disso, o prognóstico para a mesma doença é diferente para os dois tipos de pessoas: nos ex-atletas ocorreram mais curas sem complicação e sem sequelas.