CIDADE

Avaliação dos Centros de Especialidades e US de Vitória acima de 9

O sistema é uma das ferramentas da gestão compartilhada.

Em 08/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Wilbert Suave Silva - Secom/PMV

O último levantamento do Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS (torpedos) mostrou que os dois Centros Municipais de Especialidades de Vitória obtiveram uma média de 9,43 no mês de setembro e as unidades de saúde, 9,18.

As US que se destacaram no mês foram Ilha de Santa Maria e Santa Luiza, com nota 9,56. Outras 18 unidades ficaram acima de 9: Andorinhas (9,53), Bairro República (9,43), Itararé (9,43), Jesus de Nazareth (9,42), Praia do Suá (9,42), Vitória (9,42), Jardim Camburi (9,40), Maria Ortiz (9,34), Jabour (9,28), Fonte Grande (9,27), Maruípe (9,27), Bairro do Quadro (9,22), Bairro da Penha (9,21), Forte São João (9,08), Santo Antônio (9,07), Alagoano/Favalessa (9,04), Jardim da Penha (9,03) e Santo André (9,02).

Os Pronto-Atendimentos (PA´s) da Praia do Suá e de São Pedro obtiveram, respectivamente, notas 8,05 e 7,79.

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, a nota não é apenas para um profissional, e sim para todo o processo de trabalho e atendimento. "Temos muito comprometimento e dedicação das equipes. As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse.

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da administração municipal, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto. A avaliação é realizada pela Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

LEIA TAMBÉM

Outubro Rosa: NoSUS Coral marca abertura da campanha na US Fonte Grande

A Unidade de Saúde de Fonte Grande abriu oficialmente a campanha Outubro Rosa com a apresentação do NoSUS Coral, composto por servidores de Vitória e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta última segunda-feira (7).

O evento contou com a participação da comunidade, representantes da escola de samba Unidos da Piedade, representantes da Comunidade Eclesial Sagrado Coração de Jesus/Fonte Grande e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider.

Neste mês, a unidade ampliou a oferta de exames preventivos para detecção do câncer de colo de útero. Além disso, estão sendo realizados testes rápidos destinados à prevenção e ao tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), rastreamento do câncer de mama por meio da solicitação de mamografia, abordagem de usuários para orientações quanto à prevenção do câncer de boca e outros serviços.

NoSUS Coral

NoSus Coral é um projeto desenvolvido pela Unidade de Saúde Vitória, cujo principal objetivo é criar um grupo de promoção da saúde através da música. Segundo a fonoaudióloga e idealizadora do projeto, Aline Pigntaon, o coral é uma oportunidade de fazer amigos e melhorar o humor.

“Esses são fatores importantes para a saúde mental. Além disso, quem participa aprende a respirar enquanto canta, além de memorizar letras e vozes das músicas. Tudo isso ativa áreas específicas do nosso cérebro e trabalha habilidades e funções cognitivas importantes em qualquer idade", explica.