CIDADE

Bares e casas noturnas vão ser parceiros de mulheres em risco

A medida já está em vigor e será regulamentada no prazo de 90 dias em Serra.

Em 10/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Conexão Amsterdã - Reprodução

A partir de agora, bares, restaurantes e casas noturnas precisam adotar medidas de auxílio à mulher em situação de risco em Serra. O prefeito Audifax Barcelos sancionou a Lei 5.066 que determina que, entre outras medidas, os estabelecimentos deverão disponibilizar meios de comunicação e contatar a polícia, caso solicitados. Além disso, deverá ser feito o acompanhamento da vítima até o seu meio de transporte.

Os locais também devem afixar cartazes nos banheiros femininos e outros ambientes da casa informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio à mulher que se manifeste em situação de risco. Para facilitar a divulgação e garantir um atendimento conforme determina a Lei, também foi estabelecido no texto que os funcionários dos bares, restaurantes e casas noturnas sejam capacitados e treinados.

A medida já está em vigor e será regulamentada no prazo de 90 dias.

LEIA TAMBÉM

Setembro Amarelo: Dia do Abraço no Terminal de Jacaraípe nesta quarta (11)

Para levar um gesto de solidariedade e chamar atenção das pessoas para o Setembro Amarelo, a equipe da Unidade de Saúde de Jacaraípe no município de Serra, vai promover o Dia do Abraço nesta quarta-feira (11), no Terminal de Jacaraípe. A ação acontece das 07 às 08 horas.

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, por isso é muito importante educar e esclarecer a população sobre o tema. Idosos alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) da prefeitura também vão participar do Dia do Abraço. 

A ideia da ação é mostrar que um sorriso e uma palavra amiga podem modificar o dia de alguém que se sente desamparado.

Programação Setembro Amarelo

A unidade de saúde de Feu Rosa irá promover rodas de conversa em seu auditório com o tema “Vamos Falar sobre Suicídio”, para esclarecer sobre os serviços disponíveis no local e sobre a prevenção.

Na terça-feira (17), às 9 horas, o evento será voltado para o público feminino, com a participação de psicólogo, assistente social, enfermeiros, farmacêuticos e representantes da Polícia Militar. Na terça-feira (24) e na quarta-feira (25), às 16 horas, será a vez dos adolescentes e a conversa acontece com alunos de escolas da região. 

Na unidade de Serra Dourada, até sexta-feira (20), acontecem rodas de conversa com o tema “É Preciso Falar para Aprender a Enxergar e Escutar”. Na segunda-feira (23) e quarta-feira (25), de 8h30 às 14h30, acontecem palestras com psicóloga, jogral e debate sobre o tema. Na terça-feira (24), universitários da Multivix estarão na unidade para reforçar a prevenção ao suicídio e dar esclarecimentos.

Na quinta-feira (26), haverá palestra com professor de educação física sobre os benefícios das práticas esportivas para a saúde mental, e também com uma psicóloga sobre a prevenção ao suicídio. Também haverá jogral, roda de conversa, atividades culturais e encerramento com coffe break.

No sábado (21) e no dia 05 de outubro, os professores do ensino fundamental do município receberão capacitação em temas relacionados à saúde mental infantojuvenil, entre eles, comportamento suicida. O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8 às 12h.

As palestras serão com o psicólogo e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Marcelo Kill, e com o mestre em psicologia institucional e especialista em violência e saúde, o psicólogo Getúlio Sérgio Souza Pinto.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL