CIDADE

Bate-papo com escritor capixaba movimenta Biblioteca Municipal

Encontro com o escritor Luiz Sergio Quarto será na próxima quarta-feira (18),

Em 12/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Luiz Sergio Quarto

A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim vai realizar um encontro com o escritor Luiz Sergio Quarto na próxima quarta-feira (18), às 19 horas. O bate-papo será sobre o livro "Teatro Infantil e um tributo ao escritor Ganymédes José", lançado em 2018 pelo autor.

Um dos textos marcantes do livro de Quarto é a peça infantil "Quem poluiu o rio Milpeixes da cidade de Milflores". A noite ainda contará com um debate sobre teatro infantil no Espírito Santo e uma sessão de autógrafos.

Luiz Sérgio Quarto

Nasceu em Irupi. Seu primeiro livro, "Os manacás estão floridos”, foi lançado em 1980 e já está na 3ª edição (2014). Suas atividades literárias iniciaram-se oficialmente em 1977, escrevendo crônicas.

Foi responsável pela implantação de vários clubes de leitura em Vitória, Linhares e Serra no ano de 1980. É ocupante da cadeira nº 25 da Academia Iunense de Letras, sendo membro fundador. Homenageado como patrono, teve seu nome indicado pelos alunos para a biblioteca de Ensino Fundamental Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Vitória, no bairro Jardim Camburi.

Atualmente, preside o grupo Guaracultura de Guarapari, do qual é membro fundador.

Viagem pela Literatura

A programação faz parte do projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Biblioteca Municipal. Ele tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, além de transversalizar diversos gêneros artísticos, como o teatro e a contação de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos.

Serviço
O que: Encontro com o escritor Luiz Sergio Quarto

Local: Biblioteca Municipal de Vitória “Adelpho Poli Monjardim” – Av. Jeronimo Monteiro, 656, Centro de Vitória
Data: 18 de setembro de 2019, às 19 horas
Entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM

Confirma Vitória: mais de 6,5 mil vagas reaproveitadas em consultas médicas

Graças à ferramenta Confirma Vitória, mais de 6,5 mil vagas de consultas agendadas em agosto que seriam perdidas porque os pacientes faltaram puderam ser reaproveitadas.

Tela do serviço Confirma Vitória

Foto: Divulgação - Secom/PMV

A adesão dos pacientes da capital ao sistema tem aumentado: em 2017, o percentual de faltosos era de 28% ao mês, enquanto em julho deste ano, a média foi de 19,86%.

Das 29 unidades de saúde de Vitória, 17 ficaram abaixo da média registrada em agosto: 19,5%. São elas: Maria Ortiz, Praia do Suá, Ilha de Santa Maria, Jardim da Penha, Jabour, Jardim Camburi, Jesus de Nazareth, do Quadro, Santa Luiza, Bonfim, da Penha, Grande Vitória, Maruípe, República, Santa Martha, Fonte Grande e Itararé.

Maria Ortiz

A unidade que teve o menor percentual de faltas foi a de Maria Ortiz, que registrou o índice de 12,31% (entre consultas agendadas e confirmadas).

A diretora da US, Cláudia Figueiredo Viana, acredita que a comunidade está muito consciente da sua responsabilidade e da sua participação no processo de garantir que os serviços estejam disponíveis para aqueles que precisam.

"Nossa equipe fez um trabalho explicando como o sistema de vagas funciona e as pessoas que utilizam nossos serviços têm se mostrado muito sensíveis e preocupadas em avisar quando percebem que irão faltar. É um trabalho de todos: servidores e comunidade", declara Cláudia.

Sistema

Desde a implantação do Confirma Vitória na rede de saúde da capital, as pessoas que precisam faltar às consultas podem avisar suas ausências, de forma que essa vaga não seja perdida e retorne ao sistema de vagas e possa ser preenchida por outro paciente.

A confirmação da presença deve ser feita até dois dias antes da consulta, no site ou no aplicativo Vitória Online. 

A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 18% até o fim de 2019 e 16% em 2020.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL