TEMAS GERAIS

Belas Artes realiza 5ª edição do maior festival de design da América Latina.

O Design Weekend terá um intenso circuito de palestras e debates entre os dias 8 e 12 de agosto.

Em 01/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a mais antiga instituição de ensino superior de economia criativa do Brasil, integra a programação oficial do Design Weekend, maior festival de design da América Latina, com a sua própria semana de design: a Belas Artes Design Week (BADW).

Entre os dias 8 e 12 de agosto, a Belas Artes vai oferecer um intenso circuito de palestras e debates com nomes renomados do setor e terá como tema central “90 anos de Economia Criativa: O business de Arte e Design”.

Em parceria com a empresa Docol, referência em metais sanitários, a instituição traz Marva Griffin, fundadora e curadora do Salão Satélite de Milão, como um dos grandes destaques desta edição do BADW. Os alunos da Belas Artes participaram do Salão pela primeira vez neste ano, que é conhecido por incentivar a carreira de jovens designers e evidenciar o que há de mais novo e experimental na mostra paralela ao Salão do Móvel de Milão. Marva vem ao Brasil para falar sobre o mercado de design no mundo e também vai adiantar algumas novidades do Salão Satélite de 2017.

A instituição ainda vai receber Pascale Mussard, diretora artística da Hermès, como convidada internacional. Em sua palestra, ela vai contar um pouco sobre a Petit H, extensão da marca que reutiliza as sobras das bolsas de couro, lenços de seda e outros materiais como cristais, porcelana e vidro e, também, aproveita retalhos e peles considerados defeituosos para o alto padrão de qualidade da Hermès.

Entre os palestrantes nacionais estão nomes como Guilherme Torres, Waldick Jatobá, a designer Simone Mattar, Pedro Franco, designer e dono da marca A Lot Of Brasil, o jornalista e crítico de design Marcelo Lima, Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP-Arte; o arquiteto José Ricardo Basiches; Miriam Lerner, diretora-geral do Museu da Casa Brasileira; entre outros.

O BADW está na sua 5ª edição e é hub do Design Weekend no bairro da Vila Mariana, as palestras acontecem no Núcleo de Design da instituição, localizado na Rua José Antônio Coelho, 879.

Além disso, a Belas Artes é a única instituição de ensino na MADE - Mercado, Arte, Design de Arte em 2016. A instituição vai apresentar peças desenvolvidas por alunos, criadas especialmente para o público infantil. O mobiliário foi selecionado por um júri de professores e representantes da MADE, incluindo Waldick Jatobá. A participação na MADE compõe o espaço ROTAS, em que a Belas Artes proporciona aos seus estudantes a experiência de estarem conectados com o mercado.  

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividida em mais de 20 unidades, localizadas na Vila Mariana, a instituição é reconhecida pelo ensino com personalidade, e oferece 15 cursos de graduação, 13 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade, a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

Por Amanda Ambrosina