ESPORTE INTERNACIONAL

Bellucci vence 1º set, mas leva virada e cai na estreia do Rio Open

Italiano Fabio Fognini agora enfrenta americano nas oitavas.

Em 20/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O dia não foi dos mais felizes para o torcedor brasileiro no Rio Open. Depois de Rogerinho ter vantagem no terceiro set e ser derrotado por Albert Ramos-Vinolas na estreia, foi a vez de Thomaz Bellucci ter uma exibição semelhante. Diante de Fabio Fognini, o paulista fez um grande primeiro set, chegou a abrir 4/0 no segundo, mas permitiu a reação do italiano, que venceu por 6/7 (5), 7/5 e 6/2, em 2h50.

- Na hora, acho que não fiz tantas coisas que não deveria ter feito. Mantive minha tática e ele foi pro tudo ou nada. Se ele errasse duas bolas, eu ganharia o jogo - lamentou o brasileiro.

Nas oitavas de final, Fabio Fognini enfrenta Tennys Sandgren (60º), que passou na estreia pelo espanhol Roberto Carballes Baena também nesta segunda-feira. O norte-americano fez uma boa campanha no Aberto da Austrália, chegando às quartas de final do torneio.

O jogo

Bellucci começou a partida empolgando o torcedor presente na quadra central, com uma quebra logo no primeiro game. No entanto, Fognini não demorou para se recuperar e devolveu o break sobre o brasileiro e, se sentindo mais à vontade, passou a dominar o confronto. O italiano chegou a estar com 5/2 e com break point para fechar o primeiro set, quando Bellucci iniciou uma belíssima reação. Contando com o apoio da arquibancada, ele confirmou o saque, devolveu a quebra logo depois e ainda se livrou de quatro break points para empatar em 5/5.

A partida seguiu igual e a decisão do primeiro set foi para o tie-break. Bellucci saiu atrás na disputa, mas logo se recuperou com dois mini breaks sobre Fognini. A parcial seguiu muito equilibrada e o brasileiro teve o set point, com 6-5. Jogando bem na devolução, ele se aproveitou de uma bola fora do italiano e fechou em 7-5.

A derrota no primeiro set mexeu com Fognini. Conhecido por perder a cabeça em diversas ocasiões no circuito, o italiano sofreu uma quebra logo de cara na segunda parcial e se irritou, isolando uma bolinha e recebendo as vaias da torcida. Com 3/0 para Bellucci, Fognini pediu atendimento médico e tentou esfriar o jogo. Na volta, continuou errando muito e viu o brasileiro quebrar mais uma vez, abrindo 4/0.

Porém, nada é fácil quando Thomaz Bellucci está em quadra. O brasileiro sacou muito mal no game seguinte e foi quebrado por Fognini, que aproveitou o momento para crescer no jogo. O italiano anotou mais três games em sequência, empatou em 4/4 e chegou a ter break point para chegar à virada. Bellucci novamente precisou reagir e confirmou o saque para alívio do público.

Alívio que não demorou muito, uma vez que Fognini continuou num ritmo forte e quebrou mais uma vez o jogador da casa, fechando o set em 7/5. Para completar, no último ponto, o italiano ainda contou com uma enorme sorte: no saque, a raquete foi para o chão, quicou e ele conseguiu pegar no ar e seguir bem para ganhar o ponto.

Daí para frente, Bellucci se perdeu no jogo. Já esgotado fisicamente e também sem confiança para reagir, o brasileiro ainda trocou quebras no início do terceiro set, mas não resistiu ao ritmo de Fognini, que rapidamente abriu vantagem e, com dois breaks de vantagem, conseguiu fechar o jogo 6/2.

(Foto: Fotojump)