CULTURA

Biblioteca Municipal de Vitoria/ES vai funcionar no Casarão Cerqueira Lima.

O histórico Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, vai abrigar o acervo de 17 mil títulos.

Em 16/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Espaço voltado para o fomento da cultura por meio da literatura, a Biblioteca Pública Municipal "Adelpho Poli Monjardim" ganha uma nova e exclusiva sede. O histórico Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, vai abrigar o acervo de 17 mil títulos, reabrindo para o público no dia 24 de junho, às 19 horas.

A Biblioteca Municipal estava funcionando na antiga sede da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), na rua 23 de Maio, no Centro. No período de transição do endereço anterior para o atual espaço, foram feitas as adequações necessárias para receber a estrutura da biblioteca e garantir o mesmo conforto e serviços já oferecidos, além de proporcionar um ambiente agradável para o público.

"A Biblioteca Municipal representa o que chamamos libertação. Está à disposição daqueles que fazem do saber seu patrimônio mais valioso, seu caminho mais vasto. Ela é de vocês, capixabas da ilha e arredores, dos estrangeiros que aqui estão, dos filhos, dos pais, da família, do estudante, do trabalhador, da criança curiosa e do adulto que busca soluções. É do idoso, da criança especial, do jovem inquieto. Ela é, enfim, de todos nós", disse o secretário de Cultura, Francisco Grijó.

Reabertura

Para marcar a reabertura, o espaço vai receber uma programação especial. Abrindo o evento, o Coral Experimental Vale Música, formado por 45 adolescentes. Na sequência, as escritoras Aline Dias, Lilian Menenguci e Maria do Carmo Schneider irão recitar textos próprios e de outros autores capixabas, dando um pequeno panorama da produção literária do Estado.

Acervo

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita. No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação das obras disponíveis no acervo.

Entre os destaques, está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com uma diversidade de autores e gêneros, uma ampla coleção de obras infantis e infantojuvenis, além de grandes nomes da literatura nacional e internacional.

"Espero que toda a comunidade possa usufruir do nosso acervo literário nesse novo espaço. A nossa missão é contribuir para a formação de leitores, despertando um interesse cada vez maior pela leitura e pela cultura. A informação é a força que move a sociedade, e a biblioteca abre as portas para a promoção da educação, da cultura e da informação para todas as parcelas da população", disse a coordenadora do local, Angela Battestin.

"Livros, na verdade, são a essência daquilo que nos diferencia, daquilo que nos torna únicos e absolutos. São a expressão da arte, da forma inequívoca de ver o mundo através de nossa criação maior, a linguagem, que, feita de palavras, torna-nos capazes de ir além, capazes de compor o universo que, desmontado, mostra-se diante de nós. Livros nos auxiliam a unir os pontos, a buscar respostas, a resolver os enigmas, a criar a razão", complementou o secretário Francisco Grijó.

Cadastro

Para quem ainda não possui cadastro e deseja se inscrever como leitor para ter acesso ao empréstimo de livros do acervo, é necessário apresentar na sede da Biblioteca Municipal a seguinte documentação:

  • Comprovante de residência dos últimos três meses (conta de água, energia ou telefone);
  • Carteira de Identidade;
  • CPF.

Empréstimo, renovação e reservas de livros

O prazo para o empréstimo dos livros é de 10 dias, podendo ser renovado novamente pelo mesmo período. Os livros disponíveis na biblioteca e indicados para o vestibular serão emprestados por oito dias, não podendo ser renovados, em função da grande procura pelos títulos. Livros reservados ou com prazos de entrega vencidos não podem ser renovados.

Os empréstimos podem ser realizados tanto pela internet como pelo telefone. Para reservas on-line, basta acessar o link. Vá para a pesquisa da base de dados e clique em "Pesquisa Básica" e, na sequência, escreva a palavra/termo desejado. Depois, clique na obra desejada, veja em "informações" se o material está disponível e clique na palavra "Reserva". Para finalizar, digite o login de cadastro da biblioteca e sua senha e confirme.

Para renovar, basta seguir os seguintes passos: digite seu login (número do seu cadastro na biblioteca) e senha; depois, digite o código impresso que aparece na tela; na sequência, clique em renovação e selecione as obras a serem renovadas e clique em renovar (observe a data de devolução).

Para renovação por telefone, o usuário deve ligar para o número (27) 3381-6925.

Serviço

Reabertura da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Quando: 24 de junho, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Casarão Cerqueira Lima - rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Outras informações: (27) 3381-6925

 

Fonte:PMV