CULTURA

Biblioteca Municipal de Vitória lança livros de autores capixabas

É uma parceria que promove a valorização da identidade cultural de Vitória.

Em 27/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semc

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, realizam no próximo dia 4 (terça-feira) o lançamento de quatro livros de autores capixabas. Trata-se de uma parceria que promove a publicação de livros voltados para a valorização da identidade cultural de Vitória.

Serão lançadas as obras "Patrimônio Cultural", da Coleção Escritos de Vitória; "Um Capixaba Entre Mundos" e "Olhar Marginal", da Coleção Roberto Almada; e "Poetas Capixabas", da Coleção José Costa. O evento acontece na Biblioteca Municipal, na Cidade Alta, a partir das 19h30. A abertura será feita pelo coral ArtesCanto, com participação do músico Alex Krüger.

"É sempre um prazer e uma honra estabelecer essa parceria com a AEL. Lançar títulos que são considerados essenciais - sejam coletâneas ou relançamentos de obras originais - torna-se uma política cultural a serviço de uma cidade e, por que não?, de um estado como um todo. A Semc deseja que essa parceria seja mantida, independentemente de gestões futuras. Sabemos o valor que as palavras possuem, bem como sua capacidade de eternizar as ideias, através da publicação", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

"Olhar Marginal. Lacy Ribeiro: Vida e Obra" - Coleção Roberto Almada. Foto:  Divulgação Semc

Resgate da memória

Francisco Aurélio Ribeiro, presidente da AEL, ressaltou a importância de documentar por meio desses livros personagens de Vitória e a produção literária local, além de manter vivo o projeto que há 25 anos faz esse importante resgate cultural.

"'Poetas Capixabas', por exemplo, é uma obra raríssima, que resgata conteúdos publicados nos anos 30. Se não fosse por essa coletânea, não saberíamos o que estava sendo feito em Vitória nessa época. Outro destaque é a obra de Newton Freitas, praticamente desconhecido por aqui, mas que teve uma vasta contribuição para a literatura brasileira. Durante exílio na Argentina, ele publicou mais de 20 livros", explicou.

Obras

As obras serão distribuídas gratuitamente no dia do lançamento. Depois, os interessados podem retirar os exemplares na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Casarão Cerqueira Lima, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, considera os lançamentos uma ótima oportunidade para que os leitores conheçam a história da literatura capixaba. "O objetivo dessas publicações é estimular o interesse pela produção literária capixaba, as pesquisas e leituras regionais".

Desde 1993, a Semc publica os livros das coleções Escritos de Vitória, Roberto Almada, José Costa, Elmo Elton, Memória Viva, e outras organizadas individualmente. A ação é desenvolvida pela Biblioteca Municipal, onde a população pode encontrar os títulos.

Saiba mais sobre os livros

“Escritos de Vitória” - Coleção Patrimônio Cultural

Trinta autores de diferentes idades e estilos se manifestaram sobre o tema, em prosa ou em verso, em textos literários ou não literários. Palácio Anchieta, Escola Maria Ortiz, Igreja de São Gonçalo e Paneleiras de Vitória estão entre os temas retratados pelos escritores.

“Poetas Capixabas” - Coleção José Costa

É uma re-edição de uma antologia de poetas capixabas organizada por José Victorino de Lima e publicada em 1934. Tem grande valor histórico, pois é obra raríssima, só existindo um exemplar na biblioteca da Academia Espírito-Santense de Letras.

Muitos dos poetas enfocados se tornaram conhecidos e fizeram carreira literária, mas a maioria era de jovens pertencentes ao Grêmio Literário Rui Barbosa, muito atuante na época, que escolheram outras profissões e não se consagraram como escritores.

“Olhar Marginal. Lacy Ribeiro: Vida e Obra” - Coleção Roberto Almada

Obra organizada pelo professor Ediphôn Souza, reúne dados biográficos e uma seleção de textos escritos por Lacy Ribeiro, escritora capixaba que se consagrou por seus contos e romances escritos nas décadas de 1980 e 1990, em que focalizava, sobretudo, personagens marginalizados pela sociedade de sua época.

“Um Capixaba Entre Mundos. Newton Freitas: Vida e Obra” - Coleção Roberto Almada

"Um Capixaba Entre Mundos. Newton Freitas: Vida e Obra" - Coleção Roberto Almada. Foto:  Divulgação Semc

Obra organizada pela professora e historiadora Lívia Azevedo de Silveira Rangel, recupera a memória do escritor, jornalista e diplomata capixaba Newton Freitas Coutinho, nascido em Vitória, em 1909, e morto no Rio de Janeiro, em 1996.

Irmão do conhecido atleta Wilson Feitas, Newton Freitas é desconhecido pelos capixabas, embora tenha publicado dezenas de livros e privado da amizade de escritores como Rubem Braga e Mário de Andrade.