CULTURA

Biblioteca vai comemorar 77 anos com programação especial

A bibliotéca funciona no Casarão Cerqueira Lima, na rua Muniz Freire, Cidade Alta, Vitória.

Em 17/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Espaço voltado para o fomento da cultura por meio da literatura, a Biblioteca Pública Municipal "Adelpho Poli Monjardim", que funciona no Casarão Cerqueira Lima, na rua Muniz Freire, Cidade Alta, comemora 77 anos este mês. Para marcar a data, entre 23 e 28 de julho, o espaço irá realizar uma programação especial.

A programação inclui exposição de obras literárias, Banca Troca de Livros, encontro com escritor, lançamento de livros, homenagens a grandes nomes da literatura local, além de contação de histórias e peças teatrais.

"É com muita alegria que celebramos o aniversário da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que vem promovendo a difusão da leitura, do livro e da literatura no nosso município. Contamos com uma programação diversificada para todas as faixas etárias e aberta ao público", disse a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser.

Programação

Segunda a sexta-feira (23 a 27), das 12 às 19 horas
- Exposição de Obras Especiais do acervo da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Segunda a sexta-feira (23 a 27), das 13 às 18h30
- Banca Troca de Livros, na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Segunda-feira (23), das 14h30 às 16h30
- Poesia no Ônibus, com Ryan Carvalho e Ana Santana
Itinerário: Centro/ Shopping Vitória. Retorno: Avenida Vitória/ Praça Oito.

Terça-feira (24), às 15 horas
- Encontro com o Escritor Yan Brandemburg, na sede da Biblioteca Municipal

Quarta-feira (25), às 9h30
- Contação de histórias com o Grupo Chão de Letras, na sede da Biblioteca Municipal
- Encontro com o escritor Fernando Achiamé, na sede da Biblioteca Municipal, às 15 horas

Quinta-feira (26), às 19 horas
- Declamação da poesia "Arquitetura Literária" por Ryan Carvalho
- Apresentação e lançamento do Livreto de Cordel "Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim”, de Kátia Bóbbio
- Sarau Poético em Homenagem ao escritor Marien Calixte com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira 
- Parabéns aos 77 Anos de Aniversário da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Sexta-feira (27), às 14h30
- Contação de histórias com Vitor Passarim, na sede da Biblioteca Municipal

Sábado (28), às 9h30
- Contação de histórias com Marta Samor e Tiana Magalhães, do Grupo Chão de Letras
- Viver o Livro ao Vivo e em Cores, com a peça teatral "Para Sempre Rapunzel", do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, no CMEI Odila Simões, no Bairro do Quadro, às 10 horas

Breve histórico

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares, mobiliário moderno, sendo Paulo da Rocha Freire e Alfredo o biblio-pinacotecário Costalonga, o biblio-pinacotecário auxiliar.

A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, à época localizada no Centro Histórico. Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Acervo e projetos

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita. No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação das obras disponíveis no acervo com cerca de 17 mil títulos.

A biblioteca oferece para consulta livros, jornais e revistas, livros e áudio-livros em braille, CD’s, DVD’s que retratam a história nacional, internacional, da capital e do Espírito Santo, além de enciclopédias, dicionários, periódicos e literatura em geral.

Entre os destaques, está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com uma diversidade de autores e gêneros, uma ampla coleção de obras infantis e infantojuvenis, além de grandes nomes da literatura nacional e internacional.

Quem foi Adelpho Poli Monjardim?

O nome da Biblioteca Municipal é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim. Filho do Barão de Monjardim e Berenice Poli Monjardim, ele foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou livros como “O Tesouro da Ilha da Trindade” (1942), “Novelas Sombrias” (1944), “O Grande Almirante” (1976), “Os Imigrantes” (1980) e “O Saldanha do Meu Tempo” (1985). Faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade. Mais informações: (27) 3381-6926.

Foto: Diego Alves/Secom-PMV