ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio fecha em baixa com preocupação sobre economia mundial.

Novos dados decepcionantes da China pesaram nos negócios do mercado japonês.

Em 14/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta quarta-feira (14), em meio a preocupações renovadas sobre a desaceleração da economia global e seu impacto nos lucros do setor corporativo.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, teve queda significativa de 1,89%, a 17.891,00 pontos, depois de mostrar desvalorização de 1,1% no pregão anterior.

Novos dados decepcionantes da China pesaram nos negócios do mercado japonês pelo segundo dia consecutivo. A inflação ao consumidor anual do gigante asiático teve desaceleração em setembro, para 1,6%, após avançar 2,0% em agosto. Ontem, uma queda mais forte do que se previa nas importações chinesas de setembro já havia desencorajado a tomada de risco em Tóquio.

Os destaques de baixa em Tóquio incluíram a siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp. (-5,4%), a fabricante de máquinas de automação Fanuc (-3,5%) e a empresa de transporte marítimo Mitsui O.S.K. Lines (-4,0%).

Diante da fraqueza recente do petróleo, ações de empresas ligadas ao setor de energia também ampliaram as perdas recentes. Foi o caso da Mitsubishi Corp. e da exploradora de petróleo Inpex, ambas com queda de 2,7%.

Fonte: Dow Jones Newswires.