ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio sobe após revisão positiva do PIB dos EUA.

Dados publicados na sexta-feira mostraram que a economia dos EUA cresceu 1,4%.

Em 28/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (28), reagindo a uma revisão positiva do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, que melhorou a perspectiva de recuperação contínua da maior economia do mundo.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,77%, a 17.134,37 pontos, após acumular valorização de 1,7% na semana passada.

Dados publicados na sexta-feira mostraram que a economia dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 1,4% no quarto trimestre de 2015, ante uma estimativa anterior de alta de 1%.

Apesar dos sinais de recuperação dos EUA, recentes indicadores positivos do país também alimentam a especulação de que o Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano) poderá voltar a elevar juros já na reunião de abril, o que tende a manter os investidores cautelosos, segundo estrategistas.

Empresas que atendem a demanda doméstica lideraram os ganhos hoje em Tóquio. Foi o caso do grupo farmacêutico Ono Pharmaceutical (+3,7%) e do fabricante de chocolates e iogurtes Meiji Holdings (+2,3%).

As ações, porém, reduziram ganhos no final do pregão de hoje, uma vez que alguns participantes do mercado japonês provavelmente fecharam posições na expectativa de que o Nikkei registre perdas nos próximos dias, disseram analistas.

Acionistas de companhias japonesas deverão receber dividendos e outros benefícios referentes ao ano fiscal que se encerra em 31 de março até o fim do dia, o que torna os papéis menos atraentes de terça-feira em diante.

Fonte: Dow Jones Newswires.