ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio fecha em alta moderada, à espera do Fed.

A previsão dos analistas é de que o Fed elevará juros amanhã (14).

Em 13/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta terça-feira (13) e atingiu o maior nível em quase um ano, em clima de cautela antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,50%, a 19.250,52 pontos, seu maior patamar desde 17 de dezembro de 2015.

Expectativas de que o futuro governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ampliará estímulos fiscais continuam ajudando a impulsionar o mercado japonês, mas o foco dos investidores mudou agora para o encontro do Fed, que começa hoje e será concluído na quarta-feira.

A previsão dos analistas é de que o Fed elevará juros amanhã e espera-se que o BC americano também sinalize quantas vezes mais poderá aumentar as taxas ao longo de 2017.

Ações japonesas sustentadas pela demanda doméstica lideraram os ganhos em Tóquio, caso do grupo farmacêutico Otsuka Holdings (+5,2%) e da operadora de telecomunicações Nippon Telegraph & Telephone (+3,6%).

Por outro lado, a fabricante de eletrônicos Sharp caiu 2%, enquanto a seguradora Tokio Marine Holdings recuou 1,2%.

Outro destaque de baixa foi a Asahi Group Holdings, cujos papéis sofreram um tombo de 4,6% em meio a notícias na mídia japonesa de que a cervejaria estaria prestes a comprar ativos da Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

Após o fim do pregão, a Asahi anunciou a compra de cinco marcas de cerveja da AB InBev no Leste Europeu, num acordo de 7,3 bilhões de euros (US$ 7,8 bilhões).

Fonte: Dow Jones Newswires.