ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio fecha em baixa marginal, à espera de decisão do BoJ e de Yellen.

O clima em Tóquio é de cautela antes da reunião de política monetária do BoJ.

Em 19/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa marginal nesta segunda-feira (19), com os investidores à espera da decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e de um discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen.

O Nikkei terminou o dia praticamente estável, com ligeira queda de 0,05%, a 19.391,60 pontos. Na última semana, o índice japonês acumulou valorização de 2,13%.

O clima em Tóquio é de cautela antes da reunião de política monetária do BoJ, que começa hoje e será concluída nesta terça-feira. Para a Nomura Securities, no entanto, o BC japonês não deverá alterar sua política.

Há também expectativa para a fala de Yellen, que discursa em um evento na tarde desta segunda, a partir das 16h30 (de Brasília). Na semana passada, o Fed elevou juros pela primeira vez desde o fim de 2015 e previu mais três aumentos das taxas para 2017.

Destacaram-se negativamente na bolsa japonesa a Nintendo (-7,06%), após críticas negativas ao seu recém-lançado jogo para aparelhos móveis Super Mario Run, e a seguradora Tokio Marine & Nichido Fire Insurance (-1,2%), depois de recente notícia sobre redução nos prêmios de seguro de veículos.

Já a fabricante de componentes eletrônicos Murata Manufacturing e a montadora Nissan tiveram ganhos apenas moderados, de 0,47% e 0,12%, respectivamente.

Fonte: Dow Jones Newswires