NEGÓCIOS

Bolsa de Tóquio fecha estável com menor entusiasmo por Trump.

O Nikkei encerrou o pregão a 17.862,63 pontos, apenas 0,42 ponto acima de ontem.

Em 17/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou estável nesta quinta-feira, uma vez que o entusiasmo inicial com as possíveis políticas do futuro governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, perdeu força.

O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, encerrou o pregão a 17.862,63 pontos, apenas 0,42 ponto acima de ontem.

A inesperada vitória de Trump, na semana passada, gerou expectativas de que sua administração amplie gastos fiscais e reduza impostos para impulsionar a economia dos EUA, como defendeu o republicano durante sua campanha eleitoral.

Desde então, papéis do setor financeiro vinham acumulando fortes ganhos no mercado japonês, em meio à avaliação de que os juros nos EUA voltarão a subir, enquanto os de fabricantes de alimentos e outros defensivos mostraram perdas.

Ontem, porém, dados de preços ao produtor e produção industrial dos EUA referentes a outubro mostraram estabilidade ante o mês anterior, contrariando previsões de alta e enfraquecendo apostas de crescimento econômico mais robusto.

Há também incertezas de como Trump implementará de fato suas políticas. Entre ações financeiras, o Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 1,4% em Tóquio hoje, enquanto a Daiwa Securities recuou 2,4%.

Por outro lado, empresas da indústria alimentícia apagaram nesta quinta parte das perdas que tiveram ao longo da última semana. Foi o caso da Ajinomoto (+3%) e da Meiji Holdings (+1,6%).

Fonte: Dow Jones Newswires